Chapecoense se tornou o time de todos os brasileiros

O manto verde que predominava na Arena Condá é agora a camisa oficial de milhões de brasileiros. Assolada pelo choro e pela dor da despedida, a nação ecoa um único grito de adeus aos guerreiros que morreram no acidente aéreo envolvendo o time catarinense. Jornalistas, convidados, comissão e jogadores voavam alto para alcançar o céu, para chegar ao ponto mais alto da história da agremiação fundada em 10 de maio de 1973.

Hoje, há uma semana da maior tragédia do esporte brasileiro, ainda enxugamos as lágrimas e tentamos entender por que esse capitulo da história não poderia ser diferente. Mas esse exercício é tortuoso, por isso, deve dar lugar às boas lembranças que nos chegam à cabeça sobre o melhor clube do Oeste de Santa Catarina.

Não há coração duro que não tenha se amolecido ao ver a mãe do goleiro Danilo Padilha abraçando o repórter Guido Nunes, do SporTV, que perdeu amigos jornalistas no acidente. Dona Alaíde não se preocupou apenas com a dor de perder o filho, mas assim como toda a nação, envolveu-se na dor do próximo, na dor da Chape, na dor do mundo.

O pequeno mascote Condá também se emocionou, fazendo marejar os olhos de todos que estavam em casa ou na arquibancada. Seja aqui ou do outro lado do continente, a Chape ganhou o povo com sua grandeza. São 71 guerreiros que não devemos esquecer. Eles queriam nos presentear com um título internacional e deram suas vidas por isso.

E o que dizer do povo colombiano? Eles abraçaram a nossa dor. Abraçaram o Brasil, numa corrente de carinho e força. O Atanásio Girardort (estádio do Atlético Nacional), o nosso adversário na final da Sulamericana, foi verde e amarelo por um dia. Incontestavelmente, virou o segundo clube de todos os brasileiros.

Nesta terça, a Conmebol, outorgou a Chape como campeã da Sulamericana, sendo esse o pedido do Atlético Nacional  logo após a tragédia. Planeja-se ainda um amistoso entre Brasil e Colômbia em homenagem às vítimas para o início do ano que vem.

Mas não existe pressa de forçar o clube a se reerguer. O time de Chapecó vai dar a volta por cima e se tornar, em todos os sentidos, um gigante do Brasil.

Força Chape!

Fotos: Divulgação/Chapecoense, e Buda Mendes/Getty Images

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *