Este final de semana será de extrema emoção na última corrida da temporada na Fórmula 1. Em Abu Dhabi, os parceiros de Mercedes, Nico Rosberg e Lewis Hamilton, devem protagonizar, além de uma disputa à parte (por serem da mesma escuderia), as voltas mais intensas da F1 neste ano. É a disputa do título.
Tanta emoção prometida porque o alemão Rosberg tinha tudo pra levantar a taça no GP de Interlagos, em São Paulo, mas teve a festa cancelada por Hamilton, que tinha, na ocasião, 19 pontos de desvantagem para seu companheiro. Na pista brasileira, o britânico liderou a prova tranquilamente e subiu ao pódio em primeiro, fazendo Rosberg ficar em segundo e adiando a grande decisão para a corrida final.
O GP brasileiro foi marcado pela forte chuva e pela perda de controle de alguns pilotos por causa da pouca visibilidade. Felipe Massa (que se aposentou) bateu sua Williams e deixou a prova a 13 voltas do fim.
Atualmente, a diferença é de 12 pontos (Rosberg 367/Hamilton 355), com o alemão tendo plenas condições de ser campeão da temporada 2016. Para levantar o título, Nico precisa apenas vencer. E mesmo chegando em oitavo se sagrará campeão (caso Hamilton chegue em terceiro). Em caso de vitória de Hamilton, o alemão ainda levantará o título se chegar em terceiro. Outra possibilidade de título para Rosberg é chegar em sexto, com Hamilton em segundo.
Confira a classificação do primeiro treino decisivo ocorrido nesta sexta:
Que ronquem os motores!