As finais da Copa do Nordeste entre Ceará e Bahia terão uma voz vitoriense na transmissão oficial da competição. A narração das partidas decisivas ficará por conta de Michell Santana para o Live FC e para o canal do torneio no Youtube. Os jogos acontecem neste sábado (01) e na terça-feira (04) e reeditam a final de 2015, quando o time cearense ficou com o título.
Em campo, dois clubes em busca da taça “orelhuda” – apelido que se deu ao troféu do certame. Já na cabine de imprensa, um sonho de criança sendo realizado por um narrador que carrega os traços contornados pelo pai, Roger Santana, ex-comentarista esportivo da Vitória FM.
Michell, desde criança, ia para o estádio para ver de perto o trabalho do escrete no qual seu pai era componente. Entre os olhos vidrados nos jogos da Desportiva Vitória na década de 90 e o desvio no olhar para matar a curiosidade de uma transmissão esportiva, ele adquiriu o amor pelo ofício e mais tarde virou plantonista das rádios locais.
Vários anos mais tarde, em 2017, Michell teve a iniciativa de criar o Panorama Esportivo PE e transmitir com imagens pelo Facebook, além do futebol de campo, modalidades pouco valorizadas como futsal, vôlei e demais. A narração vibrante e emocionante que costumava usar em seu projeto independente foi ganhando destaque aos poucos, pois o seu início no rádio teve apenas como principais funções: o plantão esportivo e as reportagens à beira do gramado.
Devido ao seu desempenho em Pernambuco, o convite foi feito pela equipe da Copa do Nordeste para ser narrador pela produtora que exibe a competição. Hoje aos 33 anos, o narrador colhe os frutos de uma semente plantada na infância graças ao incentivo de família. “A influência do meu pai é muito importante, porque estive no meio de diversas transmissões esportivas. No início da minha carreira, eu com 17 anos, ele foi me lapidando, me adaptando” destaca Michell.
Ao todo, em 2020, Michell Santana narrou 15 jogos e, na semifinal da competição, conseguiu bater o recorde de audiência de todos os jogos transmitidos até agora. Nesta pontuação histórica, foram 477 mil dispositivos conectados ao mesmo tempo no jogo entre Ceará x Fortaleza.
Agora, a perspectiva é de superar a própria marca nos jogos decisivos da competição. “Eu espero um jogo muito disputado, pois o Ceará chega de forma invicta e encara um Bahia que é tricampeão do torneio. Acredito que tenhamos um bom jogo em termos de esquema tático e valores individuais”, enfatiza.