Mulheres participam de conferência para elaboração de políticas públicas

Foto: Luciano Abreu/Prefeitura
Foto: Luciano Abreu/Prefeitura

Com o objetivo de discutir e elaborar políticas públicas voltadas à construção da igualdade e o exercício pleno da cidadania, a prefeitura da Vitória, através da Secretaria executiva da Mulher, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, realizou nesta terça-feira (15), a Terceira Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O evento, que trouxe como tema “Mulheres no Espaço de Poder”, teve uma apresentação cultural, com a esportista Alcione Maria. Em seguida foi lido o regimento.

Além das proposições, das discussões e elaborações de propostas, também foram avaliados avanços construídos a partir da segunda conferência como inauguração Centro de Referência no Atendimento à Mulher em situação de Violência Doméstica, implantação da delegacia da Mulher, formação dos funcionários do CRAM, constantes divulgação de informes em canais como rádio e site da prefeitura, e campanhas de enfrentamentos à violência.

De acordo com a gerente de Fortalecimento Sociopolítico das Mulheres, da Secretaria da Mulher de Pernambuco, Beatriz Vidal “A grande importância das conferências é trazer essa pauta para tentar construir um mapa de politicas públicas definitiva para o Estado de Pernambuco e os municípios são os grandes parceiros, são quem implementam essa política na ponta. Nesse momento de crise, inclusive, todas as 141 conferências que serão realizadas no Estado é fundamental. É ouvir cada mulher, em cada município, em sua especificidade e entender como a mulher vai se colocar nesse espaço de poder”, contou.

Representando o prefeito Elias Lira, o secretário de Governo Ozias Valentim afirmou que é a proteção aos direitos e segurança física, social e psicológica das mulheres é uma das prioridades da atual gestão. “A preocupação de tornar as políticas sociais, culturais voltadas para as mulheres da Vitória de Santo Antão é um anseio antigo do prefeito Elias Lira. Quando era deputado (Elias Lira), se preocupou solicitar, de propor a primeira delegacia da Mulher em nossa cidade. Hoje é uma realidade. Hoje temos além da Secretaria Executiva da Mulher, que também foi implantada nessa gestão, o Centro de Referencia da Mulher, que tem como objetivo dar apoio psicológico, apoio social e apoio cultural às mulheres que sofrem ainda a pressão e diferença poder de alguns homens. Essa conferência vai fazer avançar ainda mais nessa proteção. O prefeito está aguardando o relatório para implementar já no próximo orçamento as decisões tomadas aqui”, afirmou Valentim.

Com informações da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *