Câmara da Vitória aprova projeto de lei que institui o Dia do Martírio de São João Batista como feriado no distrito de Pirituba

Durante a 10ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores da Vitória de Santo Antão, nesta quarta-feira (17/04), foi aprovado o Projeto de Lei n°41/2024, de autoria do vereador Edmilson de Várzea Grande (MDB), que institui o Dia do Martírio de São João Batista (dia 29 de agosto) como feriado no Distrito de Pirituba e ponto facultativo no município.

São João Batista é o padroeiro da Paróquia de Pirituba. O vereador justificou que o feriado no distrito visa proporcionar que a população da localidade e dos sítios vizinhos possam reverenciar o seu padroeiro com fervor. Para ser efetivado, o PL segue para a sanção do prefeito Paulo Roberto (MDB).

“Há duas datas em que são João é festejado: 24 de junho, como é costume no nosso Nordeste, na festa de seu nascimento; e dia 29 de agosto, data que remonta ao seu martírio. Porque então defendo aqui um feriado em agosto, podendo celebra-lo em junho? É resumido em dois fatos: 1º: desde décadas atrás, no mês de junho, o acesso entre a cidade e o distrito era impossível devido as chuvas, ficando assim os padres, impedidos de ir a Pirituba neste período; 2º: junho é o mês que, apesar de ser dedicado a grande festa de São João, o povo não encara mais como um dia Santo, mas como uma festa popular, ficando o santo padroeiro tão esquecido, que nem a missa de preceito. A comunidade então, por estes dois motivos, sempre celebrou seu padroeiro no mês de agosto, próximo ao dia 29, porém nunca terminando neste dia, por não ser feriado”, explicou o parlamentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *