Janela partidária termina com movimentação e trocas na política em Vitória de Santo Antão

Última semana foi marcada por movimentos no Executivo e no Legislativo

A última semana foi uma das mais importantes etapas preliminares do ano eleitoral: a janela partidária. A sexta-feira (05/04) foi o dia final para trocas de legenda por políticos em atividade. Em Vitória de Santo Antão, o movimentou os bastidores com as mudanças das siglas dos vereadores, bem como a desincompatibilização de secretários municipais, inclusive, com retornos à Casa Diogo de Braga.

No Executivo Municipal, por exemplo, os vereadores Gold do Pneu e Marcone da Charque, que haviam assumido como diretor-presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amasvisa) e secretário de Desenvolvimento Rural, respectivamente, deixaram o posto para retomar a vereança, conforme determina a lei. Outras saídas também foram da secretária de Gestão de Pessoas, Ana Paula, que deixou o cargo para disputar mandato de vereadora pelo Avante, e Everaldo Arruda, que vai concorrer pelo MDB.

Com a volta de Gold e Marcone, os suplentes que haviam assumido (Xanuca Teófilo e Roberto Bezerra Júnior) ficaram sem mandato.

TROCAS PARTIDÁRIAS
As composições partidárias no legislativo tiveram alterações durante o prazo da janela. Vale destacar que André Carvalho e Romero Querálvares não estarão disputando a renovação do mandato. Carvalho se filiou a Rede Sustentabilidade e é pré-candidato a prefeito de Vitória, enquanto Romero ingressou no Republicanos e disputará a prefeitura de Pombos.

O presidente da Câmara, André de Bau, segue no PSD. Assim como Carlos Henrique Queiroz, que também não trocou de partido e segue no Progressistas. Já o vereador Mano Holanda, seguiu para o PV. Biu de Genário, Gold do Pneu e o agora suplente Roberto Bezerra Júnior estão no PSDB.

Davi Frutas deixou o PSB e foi para o Avante, assim como Novo da Banca, que era filiado ao Republicanos. Já Dr. Saulo Albuquerque, saiu do PDT e ingressou na Rede Sustentabilidade. Beto de Bigode trocou o Progressistas pelo PSD.

O PL conquistou três vereadores: Marcos da Prestação, Felipe Cezar e Marcone da Charque. Já o MDB, foi a sigla que mais cresceu, pois seguiu com Edmilson de Várzea Grande e Lourinaldo Júnior e passou a contar com Josias da Militina, Celso Bezerra e Jota Domingos. O agora suplente, Xanuca Teófilo, também ingressou no partido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *