Henrique Queiroz pede mudança em lei para permitir geração de energia eólica no Araripe

Foto: Roberto Soares/Alepe
Foto: Roberto Soares/Alepe

O deputado Henrique Queiroz, do PR, propôs, nesta quarta (25 de março), a alteração da lei estadual que considera áreas de preservação permanente as localidades recobertas de vegetação nativa com altitude superior a 750 metros. A proposta do parlamentar é viabilizar a instalação de parques eólicos para a geração de energia nessas regiões. Segundo ele, a Chapada do Araripe, onde está localizado o Polo Gesseiro de Pernambuco, seria o local ideal para a implantação desse sistema. Ele argumenta que a região, responsável por 97% da produção de gipsita e gesso do Brasil, segundo o deputado, não possui uma matriz energética de base sustentável.

Para ele, investimentos nesse sentido vão gerar emprego e renda e captar novos empreendimentos. Queiroz também falou dos ganhos para o meio ambiente, a um custo 32% inferior ao das termoelétricas. O parlamentar destacou que Pernambuco já possui fábricas de peças necessárias à instalação de sistemas eólicos, que produzem geradores, pás, torres e outros componentes.

Henrique Queiroz afirmou que o Ministério das Minas e Energia destacou a aptidão da Região Nordeste para a produção de energia eólica e apresentou dados sobre a geração de emprego e os investimentos realizados. Segundo ele, somente no Piauí serão investidos mais de cinco bilhões de reais no Projeto Ventos do Araripe.

Em aparte, o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Alepe, deputado Zé Maurício, do PP, parabenizou Henrique Queiroz por trazer o assunto ao Plenário e disse concordar com a necessidade de atualizar a lei estadual. O deputado anunciou que vai pedir a realização de uma audiência pública para debater o assunto.

Rogério Leão, do PR, argumentou que a energia eólica é uma matriz energética que possui custo muito menor que as hidrelétricas. Ele se colocou à disposição para contribuir com o desenvolvimento da Região do Araripe.

Informações da Alepe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *