O delegado Gilmar Rodrigues não é mais o titular da 17ª Delegacia de Polícia de Homicídios (DPH), sediada em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. Em portaria, a Secretaria de Defesa Social (SDS-PE) designou Gilmar para assumir a chefia da 14ª Equipe da Central de Plantões da Capital (Ceplanc), no Recife.
A mudança foi publicada no boletim-geral da SDS-PE na última quarta-feira (5) e foi assinada pelo secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua.
Gilmar Rodrigues assumiu a pasta em agosto de 2020 e se destacou após elucidar diversas mortes violentas na Terra das Tabocas. A linguagem popular de Gilmar fez com que ele ‘caísse na graça do povo’ e isso o aproximou mais ainda da sociedade vitoriense.
Entre os bons resultados de Gilmar foi o aumento da taxa de resolução em inquéritos policiais, chegando a 70% dos crimes solucionados – taxa considerada em países de desenvolvidos. A rapidez e agilidade para desvendar a autoria e motivação dos homicídios também foi crucial para os números positivos.
O delegado foi afastado das atividades após aparecer em um vídeo fazendo comentários sobre a covid-19. Após o afastamento, a secretaria publicou a mudança de função na Polícia Civil de Pernambuco.
Para suprir a saída, o delegado adjunto Victor Azoubel foi designado.