A coluna Diário Policial, do Blog Nossa Vitória, obteve nesta quinta-feira (20) acesso aos números da produtividade das unidades da Diretoria Integrada do Interior (DINTER I), sediada em Caruaru, chefiada pelo coronel Ely Jobson, coordenador das Organizações Militares Estaduais (OMEs) da Zona da Mata e Agreste de Pernambuco.
Entres os Batalhões e Companhias Independentes da Corporação, destaca-se o 21º Batalhão Monte das Tabocas, sediado em Vitória de Santo Antão, comandando pelo tenente-coronel Adriel Serafim e subcomandado pelo major Kléber Freitas.
Os pontos de venda de drogas desarticulados registraram um aumento de mais de 50%, comparado ao mesmo mês do ano passado. Mais de 80 pessoas foram encaminhadas à delegacia de Polícia Civil. As consultas aos celulares aumentaram de 1.960 para 2.089. Em evidência também aparecem os cumprimentos de mandados de prisão que obtiveram aumento de 66,67%. Ocupando a liderança, o Batalhão das Tabocas, contabilizou um aumento de 900% na captura de autores de roubos e furtos, até o momento, em agosto 10 pessoas foram detidas.
Após a chegada dos oficiais os protocolos da unidade aumentaram de forma expressiva, mas um dos obstáculos enfrentados pelos gestores são os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) – os homicídios. Segundo as estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS), Vitória de Santo Antão registrou nove assassinatos em julho de 2020, no entanto, a tendência desses números é desacelerar, haja vista a crescente no mapa da produtividade.
ENFRENTANDO CRIMINALIDADE
Modificando as estratégias a cúpula máxima tem recebido suporte da Diretoria Integrada do Interior (DINTER I), recebendo operações como a Impacto, Fecha Diretoria e Batalhão. O auxílio da Operação Força de Recobrimento Tático Extraordinário (FORTE), da Diretoria Integrada Especializada (Diresp), além do esforço operacional das equipes especializadas que compõe a unidade.