Com uma sequência de crescimento recorde de homicídios em Pernambuco, a Secretaria de Defesa Social (SDS) decidiu trocar o gestor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Menos de dois meses após assumir a missão, o delegado Mauro Cabral deixa o cargo. O novo titular é o delegado Ivaldo Pereira.
O anúncio oficial deve ser feito ainda nesta semana. Essa é a primeira mudança de gestor feita pelo novo chefe da Polícia Civil, Joselito Kehrle, que também assumiu o cargo no mês passado com a missão de dar novo gás às investigações de homicídios e tentar barrar o aumento da violência no Estado.
Violência
Em janeiro, Pernambuco apresentou um novo recorde de violência. De acordo com a SDS foram registrados 479 assassinatos. O número é o maior dos últimos dez anos e, consequentemente, o com maior quantidade de mortes da história do Pacto pela Vida. Os números de fevereiro serão divulgados, oficialmente, no próximo dia 15.
O Recife foi o município com maior número de homicídios. Foram 70. Uma média de duas mortes por dia. Jaboatão dos Guararapes ficou em segundo lugar, com 30 assassinatos registrados no último mês. Paulista teve 23 registros, seguido de Caruaru, no Agreste com 21 mortes. Em média, 16 pessoas foram mortas por dia em janeiro.