Operação Lei Seca monta esquema especial para o Carnaval

O esquema especial para o Carnaval da Operação Lei Seca em Pernambuco começa à 0h desta sexta-feira (9) e segue até a quarta-feira de Cinzas (14). Ao todo, serão usados 210 profissionais, entre policiais militares, agentes do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) e técnicos da Secretaria Estadual de Saúde, responsável pela coordenação da ação.

Serão 85 bloqueios de fiscalização itinerante em todos os turnos com foco nos principais corredores de festas e acesso às praias, no Recife, Região Metropolitana do Recife (RMR) e no interior do Estado.

A OLS vai às ruas com 12 blitzes educativas – com cadeirantes e muletantes vítimas de acidentes de trânsito – e 73 blitzes de fiscalização, um aumento de 15% em relação ao último Carnaval.

Haverá distribuição de peças informativas sobre o risco da mistura entre álcool e direção, preservativos, cartilhas bilíngues em português e inglês com orientações sobre a rede de atendimento disponível no Serviço Único de Saúde (SUS) e folders sobre a febre amarela.

Segundo o coordenador executivo da Operação Lei Seca em Pernambuco, Fábio Bagetti, o objetivo das ações é reforçar para a sociedade que bebida e direção não combinam e contribuindo para salvar vidas.

Balanço
A última Operação Carnaval, realizada em 2017, abordou 11.942 veículos e autuou 115 infrações por alcoolemia – incluindo seis crimes, 71 recusas ao teste de bafômetro e 38 constatações do consumo de bebida alcoólica pelo condutor. A ação rebocou 70 veículos e multou 617 motoristas.

 

Folha de Pernambuco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *