Mestre e grupo cultural vitoriense conquistam Prêmio Culturas Populares do Ministério da Cultura

O Ministério da Cultura (MinC) divulgou, nesta terça-feira (28), os 500 ganhadores da 5ª edição do Prêmio Culturas Populares: Edição Leandro Gomes de Barros. Lançado em junho, o prêmio foi recordista em número de inscrições – 2.862 – no âmbito da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC) do MinC. Cada premiado receberá R$ 10 mil. De Vitória de Santo Antão, conquistaram o prêmio o mestre do barro Fernandes Rodrigues de Oliveira, que obteve nota 97 e ficou entre os 200 colocados na categoria pessoas físicas (mestres e mestras), e o grupo cultural LiterAtos, que obteve nota 90,5, na categoria grupo/comunidade.

Foram avaliados a contribuição sociocultural do projeto às comunidades; a melhoria da qualidade de vida das comunidades a partir de suas práticas culturais; e o impacto social e contribuição da atuação para a preservação da memória e para a manutenção das atividades dos grupos, entre outros.

“Estou me sentindo bastante lisonjeado por ter sido agraciado com esse prêmio. Vejo que o meu empenho em constituir um trabalho voltado a identificar e apresentar os elementos que formam a nossa cultura de raiz foi reconhecido”, destacou o mestre Fernandes Rodrigues.

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, explicou que o edital integra o programa de fomento do MinC e tem por objetivo incentivar e preservar expressões culturais que formam o DNA do Brasil. “Trata-se de um reconhecimento da importância de nossas tradições e dos que as mantêm vivas e potentes em todas as regiões deste vasto e diverso País”, afirmou.

A comissão de seleção do prêmio, formada por servidores públicos e membros da sociedade civil, elegeu iniciativas que retomam práticas populares em processo de esquecimento e difundem tais expressões para além dos limites de suas comunidades de origem. Entre elas, o Cordel, a Quadrilha, o Maracatu, o Jongo, o Cortejo de Afoxé, o Bumba-Meu-Boi e o Boi de Mamão, entre outros. Não foram incluídas no prêmio Culturas Indígenas, Culturas Ciganas, Hip Hop e Capoeira por já serem objeto de editais específicos lançados pelo MinC.

 

Compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

2 comentários em “Mestre e grupo cultural vitoriense conquistam Prêmio Culturas Populares do Ministério da Cultura

  • 30/11/2017 em 8:39 pm
    Permalink

    #entrevistaagentetambem
    #LiterAtos

  • 30/11/2017 em 8:41 pm
    Permalink

    Façam uma entrevista com o grupo #LiterAtos por favor!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *