Inscrições para vestibular do IFPE começam nesta segunda-feira

Começam nesta segunda-feira (22) e vão até o dia 11 de junho as inscrições para o Vestibular 2017.1 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Estão sendo oferecidas 2.431 vagas em 41 cursos, distribuídas nos 16 campus da instituição. As provas vão acontecer no dia 02 de julho. É a primeira vez que a instituição realiza seleção no meio do ano. As provas dos cursos técnicos terão 30 questões de múltipla escolha. Para as de curso superior, as provas terão 50 quesitos, além de redação. O listão com o nome dos aprovados será divulgado no dia 12 de julho.

Para se inscrever no Vestibular 2017.1, os candidatos devem acessar o site da Comissão de Vestibulares e Concursos do IFPE, preencher a ficha de inscrição e emitir o boleto, no valor de R$ 30 para cursos técnicos e R$ 55 para o curso superior. O pagamento deve ser feito somente nas agências do Banco do Brasil até o dia 12 de junho. A inscrição é gratuita para os que concorrerão às vagas dos cursos Proeja.

Candidatos com deficiência podem solicitar a aplicação da prova do Vestibular do IFPE em condições especiais. Para isso, basta apresentar requerimento, disponível no Manual do Candidato, que se encontra no site da Comissão, e entregá-lo com atestado médico contendo diagnóstico e Código Internacional de Doenças (CID) no período de 22 de maio a 12 de junho.

Isenção

Para conseguir isenção na taxa de inscrição do Vestibular 2017.1 do IFPE é preciso obedecer a uma lista de critérios. Será beneficiado quem tem renda inferior ou igual a um salário mínimo e meio, oriundos de escolas públicas, bolsistas de escolas privadas e egressos de programas como o Mulheres Mil e o Proifpe. A solicitação da gratuidade da inscrição deve ser feita até o dia 25 de maio, no site (aqui).

Depois, o candidato deve procurar o campus onde concorre à vaga, no período de 22 a 26 de maio, das 9h às 12h e das 14h às 17h, para entregar a documentação exigida no edital. A lista dos contemplados com a isenção será divulgada no dia 31 desse mês. Todos os candidatos que conquistarem o benefício já estarão automaticamente inscritos.

Cotas

Metade das vagas do Vestibular 2017.1 do IFPE é oferecida pelo Sistema de Cotas e reservada para candidatos oriundos da rede pública de ensino. No momento da inscrição, esses candidatos poderão optar por subcotas de renda ou etnia. A primeira é destinada a quem tem renda familiar per capta de até um salário mínimo e meio. A segunda opção é voltada para negros, pardos e índios. Ainda há cotas para moradores da zona rural ou filhos de agricultores que optem por cursos de vocação agrícola. Nesse caso, a reserva é de 25% das vagas de ampla concorrência (não cotista).

do site da TV Jornal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *