Servidores participaram da confusão com mortes na Funase

Não restam dúvidas para o Governo de Pernambuco: funcionários da Funase estão diretamente ligados às mortes de três internos na unidade de Vitória de Santo Antão, da Funase. A afirmação é do Secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Roberto Franca. Segundo o órgão, os homens já foram identificados e afastados. Nas palavras do próprio gestor, houve uma “sabotagem”, por parte de funcionários, que vitimou os adolescentes. As declarações foram dadas durante a apresentação do plano de reestruturação da instituição, que havia sido prometido em novembro do ano passado.

A Funase tem enfrentado uma crise de gestão e, desde 2012, já foram contabilizadas 46 mortes dentro das unidades estaduais. “Não houve uma omissão, não houve um erro de administração. O que houve ali foi uma participação direta dos funcionários na provocação daquelas mortes”, afirmou Roberto Franca.

Para ele, há indícios claros da participação de funcionários. “Nos surpreendeu desde a primeira morte ocorrida de um jovem que tinha acabado de entrar na unidade, portanto não era objeto de nenhum conflito. A segunda confirma, e aí nós temos indícios precisos de que houve uma sabotagem.” Franca afirmou também que já solicitou ao secretário de Defesa Social, Ângelo Gioia, a designação de um delegado especial para a apuração das últimas mortes. Além das três no domingo passado, outro interno havia sido assassinado no dia 24 do mês passado.

A assessoria de imprensa da Funase informou que “os envolvidos já foram identificados e afastados. Toda a apuração está sendo feita pela Corregedoria da Instituição, por meio de sindicância”. O secretário finalizou fazendo um pedido. “Eu peço que as entidades de direitos humanos, que são sensíveis a essas mortes, deem um crédito de confiança à gestão da FUNASE que tem procurado justamente acabar com espancamento e a violência que lamentavelmente ocorre.”
 
Plano
Após quatro meses de produção, um plano de reestruturação da Funase foi apresentado à imprensa ontem pelo governo estadual. Segundo o órgão, o projeto prevê o desenvolvimento de ações voltadas à prevenção de conflitos, a criação de diálogo entre entidades envolvidas na socioeducação, além da viabilização de melhorias estruturais.
Folha de Pernambuco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *