Galerias lotadas, críticas e cobranças marcam abertura do ano legislativo na Câmara da Vitória

A abertura do ano legislativo na Câmara da Vitória de Santo Antão, na noite desta quinta-feira (02), deu sinais de que a temperatura política na Casa Diogo de Braga não deverá ser morna em 2017. Galerias lotadas, críticas e cobranças marcaram a primeira sessão do ano, que agora ocorre em novo horário, às 20h20, e conta com 19 parlamentares, tendo como presidente Novo da Banca (PSD).

Na sessão, além dos pronunciamentos dos vereadores, foram votados requerimentos. Por não haver a formação das comissões, nenhum Projeto de Lei de autoria do Executivo e do Legislativo foram votados. O prefeito Aglailson Júnior (PSB), havia enviado apenas o projeto que equipara o salário mínimo, ajustado pela presidência da República no início do ano. A reunião foi acompanhada pelo secretário de Governo do município, Lívio Amorim, e Anna Querálvares, irmã do prefeito.

Entre os destaques, o vereador Mano Holanda (DEM) solicitou a iluminação da Avenida Henrique de Holanda, antiga BR 232. Frasão (PRP) requereu a instalação de uma unidade do Expresso Cidadão no município.

Jota Domingos (PSC), líder do Governo, criticou a gestão anterior pelo sucateamento das escolas municipais, citando o Colégio 03 de Agosto. “A escola está totalmente destruída. Não tem ventilador, não tem carteiras pros alunos. Dá vergonha você entrar”, disse. O parlamentar cobrou ainda a melhoria do abastecimento de água do município. “Hoje a população tem sofrido. Eu sou uma das vítimas deste descaso da Compesa”, afirmou.

O vereador Xanuca (PSD), cobrou o apoio da prefeitura para a retomada da competição da Liga Vitoriense. “A comunidade do futebol amador pede uma resposta ao prefeito”, sentenciou. O parlamentar se comprometeu em junto a outros vereadores, realizar fiscalizações em prédios obras públicas.

A segurança pública do Distrito de Pirituba também foi cobrada na reunião. Edmilson de Várzea Grande (PMDB) denunciou os constantes assaltos e requereu policiamento para a comunidade.

Na tribuna, Geraldo Filho (PR), cobrou providências ao Executivo sobre o retorno do transporte escolar e universitário, além da instalação do Disque Saúde e o cumprimento das leis que proíbe Zona Azul em frente às escolas e a que determina gratuidade nas vagas de idosos e gestantes.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *