Alistamento militar obrigatório agora pode ser feito pela internet

O alistamento militar, obrigatório para jovens do sexo masculino que completam 18 anos, agora pode ser feito pela internet. Além das 5,3 mil Juntas Militares espalhadas pelo país, que realizam o serviço de forma presencial, 20 estados já aderiram ao Sistema Eletrônico de Recrutamento Militar, incluindo Pernambuco. O recrutamento acontece até 30 de junho.
Ontem, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, visitou a Junta Militar de Olinda e destacou os benefícios do sistema online. “Antes o jovem tinha que comparecer cinco vezes e enfrentar filas, mas agora tudo pode ser feito em casa, em apenas uma etapa. É uma facilidade, pois ele recebe também pela internet o seu certificado de alistamento, fundamental para ingressar em universidades, solicitar passaporte ou fazer concurso. Caso seja selecionado, deverá comparecer às outras etapas para prestar o serviço militar obrigatório e constitucional”, comenta o ministro.
Para se alistar, é necessário entrar no site www.alistamento.eb.mil.br, informar a data de nascimento e o número do CPF. Após a validação dos dados, é preciso preencher uma nova página com nome do pai, série que cursa, além de perguntas sobre a saúde que correspondem aos critérios militares para servir. O investimento para a realização do alistamento militar deste ano foi de R$ 7,6 milhões.
O estudante Eduardo Nascimento, 17 anos, tentou realizar o alistamento através do site, mas diante do congestionamento do sistema, o endereço entrou em manutenção e ele se dirigiu até a Junta Militar de Olinda. “Fiz três tentativas em dias diferentes, mas continuava dando erro. Vim até a Junta, onde fui orientado e consegui me alistar. Agora é aguardar para saber se vou ser chamado”, explica o estudante.
Segundo a secretária da Junta, Lilian Barbosa, o funcionamento será normalizado em breve. “A página passou por ajustes, o que é normal diante de uma situação nova, mas a cada necessidade o cidadão pode se encaminhar à Junta mais próxima para receber o auxílio para realizar o alistamento.”
Ela frisa que desde 2 de janeiro a unidade notou redução de 70% nos atendimentos presenciais. A Junta chegava a atender 600 jovens por dia para mandar para seleção ou dispensa.
Somente na 7° Região Militar, que inclui os estados do Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba e Pernambuco, cerca de 170 mil rapazes se alistam por ano, sendo 55 mil apenas de Pernambuco.
Diario de Pernambuco

One Reply to “Alistamento militar obrigatório agora pode ser feito pela internet”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *