Sem transporte ofertado pelo município, estudantes fretam ônibus para irem à capital

Após sucessivas interrupções no transporte universitário durante o mês de novembro, estudantes do município de Vitória de Santo Antão arranjaram uma forma alternativa de se deslocarem às faculdades da capital pernambucana. Sem o coletivo em definitivo desde o início deste mês, a classe teve que recorrer a uma empresa privada para continuar frequentando as instituições de ensino durante o período de provas.

Agora, na reta final do semestre, os estudantes pagam uma taxa de R$ 10,00 para seguirem até o destino. Os universitários se organizaram a partir de um grupo no WhatsApp, onde trocam informações sobre a localização do motorista e os horários de chegada e saída.

“O ônibus passa nos lugares que já passava antes e demos o nosso jeito de pagar. Acho que a retirada foi uma falta de comprometimento, porque poderia acabar prejudicando a gente no período de provas”, disse o estudante Alex Antônio ao Blog Nossa Vitória.

Vários protestos foram organizados nos últimos meses para chamar a atenção do poder público sobre as condições dos coletivos. Muitos deles estavam com as poltronas desgastadas e chegavam a quebrar na rodovia por problemas mecânicos. A superlotação também gerava reclamações por parte dos usuários. Apesar de toda mobilização, os veículos saíram de circulação por falta de combustível, porque a prefeitura estaria em débito com os fornecedores, segundo informações extraoficiais.

“A retirada dos ônibus da prefeitura foi um descaso com nós estudantes universitários, pois muitos não têm condições financeiras para arcar com despesas de passagens. Tivemos que nos virar com a locação do ‘ônibus alternativo’ para conseguirmos concluir esse semestre letivo”, enfatizou a universitária Ariane Apolonio, de 18 anos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *