Prefeituras de PE fazem esforço para pagar 13º salário

Para a Amupe, prefeitos podem pagar o 13º e atrasar a folha de dezembro.

Em meio à crise agravada pela estiagem e a queda na arrecadação, as prefeituras de Pernambuco trabalham para garantir o 13º salário dos servidores municipais pelo menos até o próximo dia 20, ainda que em alguns casos o pagamento da folha de dezembro esteja incerto. Das dez gestões municipais ouvidas pelo JC, metade não adiantou a primeira parcela do benefício até essa segunda-feira (30), como ocorre obrigatoriamente com os empregados de empresas privadas.

José Patriota“Uma boa parte dos prefeitos estão pagando, graças a Deus. Mas vão ter dificuldade. Essa possibilidade de pagar o 13º e deixar a folha de dezembro para o próximo ano existe. Acho que a metade das prefeituras pode estar nessa situação”, afirmou o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota (PSB), prefeito de Afogados da Ingazeira.

Em Paulista, a prefeitura adiantou 30% do abono em junho, para os servidores que optaram por isso, e planeja quitar o restante no próximo dia 18. Já o salário de dezembro está previsto para o dia 30, mas a gestão já admite que uma parte dos R$ 13 milhões que compõem a folha pode ficar para janeiro, se não for possível pagar todos os 7,5 mil servidores.

Situação parecida é vivida pela cidade de Moreno, onde a expectativa é que o 13º salário seja depositado integralmente no dia 20 e o pagamento de dezembro no dia 30. As datas, porém, serão confirmadas após o dia 10, quando o município vai receber a primeira parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do mês e será possível estimar quanto dinheiro a cidade irá dispor no final de ano. O dinheiro que chega no dia 10 já será usado para pagar os R$ 3,5 milhões do salário de novembro que os 1,2 mil servidores deveriam ter recebido ontem.

Menor cidade da Região Metropolitana, Araçoiaba conseguiu adiantar metade do benefício em julho e promete quitar o 13º no dia 10 e o último ordenado do ano no dia 30. Em compensação, as reformas em escolas e postos de saúde da família foram suspensas para priorizar o pagamento dos 847 funcionários. O FPM é a principal fonte de renda do município.

A prefeitura do Recife promete pagar o 13º dos funcionários no dia 7. O Cabo de Santo Agostinho quita o abono a partir do dia 9. Em Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Caruaru (Agreste), o pagamento do benefício deve acontecer no dia 18. Dois dias depois, será a vez de Petrolina, no Sertão, e Camaragibe.

JC Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *