Inauguradas novas instalações do Ciods

Com investimento de R$ 1,8 milhão, policiais poderão acessar as câmeras dentro da viatura

Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco
Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (1º) a nova estrutura do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods) onde é realizada a coordenação da atuação das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros e Samu. O investimento foi de R$ 1,8 milhão, recursos do Governo Federal.

O Ciods foi estruturado para fazer parte do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), que também atua na execução de grandes eventos. Além de ter acesso ao monitoramento das prefeituras, a central, que funciona no bairro de São José, dispõe de 900 câmeras nos municípios do Recife, Olinda, Caruaru e Petrolina. De acordo com o Secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, a partir de agora, o policial que estiver na ocorrência vai poder contar com imagens da câmera mais próxima, além das informações obtidas por telefone e via rádio.

“Nós temos mais de 900 câmeras instaladas, e os despachantes não tinham acesso a essas câmeras nas antigas instalações do Ciods. Então hoje, se houver uma câmera próxima, ele vai poder fazer o despacho daquela ocorrência não só com as informações que tem pelo telefone e rádio, mas também vendo o que está acontecendo”, explicou. “Nós temos todo o controle de georreferenciamento tanto de viaturas como o monitoramento de presos do regime semiaberto em parceria com a Secretaria de Ressocialização. Então nós temos cinco grupos que saem cinco vezes por ano durante sete dias. Cada grupo desse é formado por cerca de mil detentos, e qualquer informação que houver a gente gerencia aqui do centro”, acrescentou.

Outra novidade das novas instalações do Ciods é que será dada uma senha para cada mulher atendida pela delegacia especializada da mulher ou pelas varas especializadas de violência doméstica e familiar. Isso deverá reduzir o tempo na hora de registrar novas ocorrências no centro. “Ela não precisa mais repetir seu nome ou seu endereço. Ela diz a senha, e o Ciods, de posse dessa senha, envia uma viatura para ver em que estado de ameaça ela reincidiu”, afirmou a secretária estadual da mulher, Silvia Cordeiro.

FolhaPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *