Em Solenidade Cívica, Instituto Histórico celebra aniversário da Batalha das Tabocas

Fotos: Thyago Leão/Blog Nossa Vitória
Fotos: Thyago Leão/Blog Nossa Vitória

O Instituto Histórico e Geográfico de Vitória de Santo Antão comemorou na noite desta sexta-feira (31), no Silogeu Professor José Aragão, os 370 anos da Batalha das Tabocas, lembrado na data magna da cidade, dia 03 de agosto. A solenidade cívica contou com palestra do professor Biu Vicente, da UFPE, que teve como referência a Igreja Católica durante o período holandês.

A programação do evento teve ainda a aposição da foto da presidente de honra Eunice Xavier (in memoriam), tomada de posse de novos sócios e do site do Instituto.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Batalha do Monte das Tabocas foi o primeiro embate da insurreição pernambucana e recuperação do território ultramarino do Império Português por Portugal, sendo travada entre as forças da Companhia da Índias Ocidentais dos neerlandeses e a milícia luso-brasileira. O evento ocorreu no monte das Tabocas, na capitania de Pernambuco, em 3 de Agosto de 1645.

Pequeno texto extraído de um importante documento histórico, “História da Guerra de Pernambuco”, escrito por Diogo Lopes Santiago, cronista português que viveu em Pernambuco, por ocasião da batalha do Monte das Tabocas: “A batalha do Monte das Tabocas, foi um marco na campanha da insurreição pernambucana. “Sem Tabo­cas, não haveria Guararapes”. Em Tabocas, germinou em nossa gente, o sentimento nativista e de pátria. Ali, originou-se o embrião do exército brasileiro”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *