Morre, aos 85 anos, o Monsenhor Renato da Cunha Cavalcanti

Pároco da Matriz de Santo Antão passava por tratamento contra câncer

Padre Renato da Cunha CavalcantiO monsenhor Renato da Cunha Cavalcanti, conhecido por Padre Renato, faleceu aos 85 anos, no final da manhã desta sábado (02). Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Jayme da Fonte, no Recife.

O religioso passava por tratamento contra o câncer. Desde o início de janeiro, o monsenhor estava afastado de suas atividades na Paróquia Matriz de Santo Antão.

Este slideshow necessita de JavaScript.

TRAJETÓRIA – Natural do município de Timbaúba, ingressou no Seminário de Olinda, onde cursou por doze anos os Curso de Humanidades (Ginásio e 2º Grau), curso de Filosofia e curso de Teologia. No Instituto Católico de Paris, cursou um ano de Teologia. Aos 25 anos, em 17 de abril de 1955, foi ordenado padre na Capela das Missões Estrangeiras, em Paris, na França.

Em abril de 1965, Dom Helder Câmara concedeu a Renato o título de vigário colado – Pároco Inamovível – distinção que em 2013 cabia a apenas 10, dos mais de 250 sacerdotes da arquidiocese de Olinda e Recife. Por esta distinção, o religioso permaneceu há tanto tempo na Paróquia de Santo Antão. À frente desta, o monsenhor viu as mudanças em Vitória de Santo Antão nas últimas cinco décadas. Ruas surgiram. Bairros e paróquias se multiplicaram. Dos seus 60 anos de vida religiosa, o sacerdote dedicou 52 à paróquia.

Por Danilo Coelho, do Blog Nossa Vitória

10 Replies to “Morre, aos 85 anos, o Monsenhor Renato da Cunha Cavalcanti

  1. Padre que faz parte da história da cidade e que marcou a minha história. Lamento muito.

  2. A cidade das Tabocas lamenta a morte de seu filho ilustre, mas comemora a sua entrada no Reino dos Céus. Para mim, não resta dúvidas de que junto do Pai o Mons. Renato descansa. 52 anos doados por esta Igreja, esta porção do povo de Deus. Com a vida casta, o exemplo irredutível, a certeza no falar e no defender a Igreja… Com tudo isso honrou o sacerdócio. Uma coisa lamento: padres como Pe. Renato estão cada vez mais raros. Que a Mãe de Deus guarde este seu filho querido.

  3. Um homem santo, educado, inteligente, culto e apaixonado pelo que fazia. Deus o acolha em sua bondade. Quanto a nós que aqui ficamos, procuremos servir sempre na alegria e na fidelidade.

  4. Santo homem de Deus dedicou sua juventude sacerdotal pelo povo vitoriense Que o Senhor conceda o descanso eterno.

  5. MEU PADRINHO DE CRISMAS. ANOS 60, ENGENHO CACIMBAS, VITÓRIA DE SANTO ANTÃO. EU MESMO O CONVIDEI PARA SER MEU PADRINHO E ELE PRONTAMENTE ACEITOU. LEMBRO-ME QUE NO DIA DA CRISMA TODOS OS CRISMANDO ESTAVAM COM SEUS PADRINHOS DO SEU LADO E EU NÃO. ISSO PORQUE ELE MESMO ERA O CELEBRANTE E NA HORA ELE COLOCOU A MÃO NO MEU OMBRO E NINGUEM ENTENDEU NADA. ELE DISSE:EU SOU SEU PADRINHO. QUE DEUS O TENHA AO SEU LADO. ELE MERECE.

  6. vitoria perde um exemplo de padre,homem,e de cidadao. descase em paz monsenhor padre renato,

  7. um padre excelente e ótima pessoa que fez minha primeira comunhão na capela em engenho cacimbas saudade eterna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *