Partidos iniciam planejamento estratégico para ações em Pernambuco este ano

Trabalhos visam, desde já, as eleições municipais de 2016.

Sileno destaca a Agenda 40 para diálogo com a sociedade e movimentos sociais.
Sileno destaca a Agenda 40 para diálogo com a sociedade e movimentos sociais.

Os principais partidos políticos de Pernambuco começam a preparar seu planejamento estratégico para todo o ano. Para as siglas que disputaram os cargos majoritários em 2014 – PSB, PT e PTB – não há tempo a perder e os trabalhos visando as eleições de 2016 já começaram.

No comando do governo estadual e da prefeitura do Recife, o PSB quer se consolidar como principal força partidária de Pernambuco. “Faremos no dia 2 de fevereiro uma grande reunião de conclusão do planejamento estratégico de cada segmento social do partido. Pretendemos ter um ano de grande mobilização com as bases do partido e com os movimentos sociais”, destaca o presidente estadual da legenda, Sileno Guedes.

Os socialistas vão estabelecer um cronograma para o projeto Agenda 40, que são espaços nos quais ocorrerão esse diálogo. João Campos (filho do ex-governador Eduardo Campos e secretário de organização do partido) e Isaltino Nascimento (secretário estadual e responsável dentro pela interlocução com os movimentos sociais) estão à frente de todo o processo.

No PT, haverá uma reunião da Executiva estadual no próximo dia 28. Um evento maior, um seminário, deverá ocorrer em março ou abril. “Vamos fazer análises de cenários e discussões de alianças”, relata a presidente estadual do partido, Teresa Leitão. Os petistas levarão em conta principalmente a atuação da sua bancada na Assembleia Legislativa e as eleições municipais de Recife e Olinda.

No PTB, os dirigentes já promoveram duas reuniões este ano e uma terceira está programada para a primeira semana de fevereiro. A ordem é produzir novas filiações de canto a canto do Estado. “Vamos promover eventos regionais e nos estruturar no interior. Vamos ter o máximo de candidatos e fazer alianças no nosso campo, que é o da esquerda. Estamos animados para 2015”, afirma o presidente estadual do PTB, José Chaves.

SÓ DEPOIS DO CARNAVAL

Se os dirigentes do PSB, PTB e PT estão com pressa em relação ao seu planejamento estratégico, o mesmo não se pode dizer de outras legendas. Para algumas siglas, como DEM, PMDB, PSD e PP,  os trabalhos começarão, de fato, somente após o carnaval.

Vice-governador de Pernambuco, Raul Henry fala pelo PMDB e destaca que o time peemedebista só cairá em campo após a folia carnavalesca e uma das metas para 2015 será novas filiações. “Não há nada de concreto porque ainda estamos começando o ano. Precisamos reunir a nossa Executiva, mas a condução da nossa reestruturação será colegida”, fala.

O DEM também não tem pressa e dará carga nos trabalhos também só depois que o carnaval passar. Assim como os demais partidos, o planejamento é voltado para 2016. “Precisamos ampliar a nossa representação na Câmara do Recife e disputar cargos de prefeito. Mas a filiação em massa não é necessariamente o que precisamos. Vamos trabalhar na identificação de lideranças”, enfatizou o presidente estadual Mendonça Filho.

Criado recentemente e ainda sem a dimensão do DEM e do PMDB, o PSD aposta  as suas fichas em 2015 de olho nas eleições municipais do próximo ano. “É um ano de rearrumação do partido com vistas às eleições municipais, mas agiremos pós-carnaval. Devemos ter convenções municipais, estadual e nacional. Acredito que seja algo como março, abril e maio”, informa o presidente estadual da legenda, André de Paula.

O pessedista, que foi convocado para ser o secretário estadual das Cidades, dividirá as tarefas com os deputados estaduais eleitos em 2014, Rodrigo Novaes e Joaquim Lira. “Chegou o momento de analisar a posição do partido em cada município. Esse trabalho será feito pela Executiva estadual com a assessoria dos nossos deputados estaduais”, detalha.

No PP, a mira também está apontada para as eleições municipais do ano que vem. “Depois do carnaval, vamos pegar o partido e colocar em contato com a população o máximo possível.  Queremos  ampliar o número de filiados e vamos iniciar um processo de conversações políticas de potenciais candidatos a vereador e a prefeito”, declara o presidente estadual da siga, Eduardo da Fonte.

A reportagem não conseguiu falar com o presidente estadual do PSDB para saber como será o planejamento estratégico do partido para este ano.

Informações do JC Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *