AIS 12: aumenta 64,5% no número de homicídios; Em dois meses, 45 pessoas foram assassinadas

A Área Integrada de Segurança (AIS) do 21º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Vitória de Santo Antão, que compõe também a 5ª Companhia Independente da Corporação, localizada em Gravatá, registrou um aumento de 64,5% no número de homicídios em fevereiro, comparado ao mesmo período do ano passado, aponta um levantamento feito pela coluna Diário Policial, do Blog Nossa Vitória.

A maioria dos crimes ocorreram nos municípios que fazem parte do 21º Batalhão, um total de 18 homicídios. Em contra partida, a 5ª CIPM, que é responsável pelas cidades de Gravatá e Chã Grande, somaram cinco casos.

Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, foi a cidade que liderou o ranking. Ao todo, foram sete mortes – e Escada, na Mata Sul, assume o segundo lugar com cinco crimes. Logo abaixo fica Gravatá, no Agreste, com três registros.

As mortes violentas em Vitória tiveram um acréscimo de 135% em comparação ao ano passado. A escalda da violência continua desafiando a Polícia Militar que tem a missão de desenvolver o policiamento ostensivo e preventivo, atuando evitando que o crime aconteça, conforme dispõe o artigo 144 da Constituição Federal.

Para piorar ainda mais a situação e acender um alerta as forças de segurança, 45 pessoas foram vítimas de mortes violentas em apenas dois meses – o que preocupa o planejamento estratégico operacional de cada unidade.

Com os 45 crimes de mortes violentas letais intencionais registrados, as unidades tem agora mais um desafio: frear ocorrências voltadas a esses crimes para que consiga alcançar o objetivo do Pacto Pela Vida que a cada dia fica muito distante.

HOMICÍDIO A CADA 32h

Se a gente calcular vai verificar que a cada 32h, em média, um assassinato aconteceu na AIS 12.

FEVEREIRO DO ANO PASSADO TEVE MENOS CRIMES

Analisando as estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS-PE) em fevereiro do ano passado, a área contabilizou 17 ocorrências de mortes violentas.

JANEIRO NÃO TEVE AUMENTO E NEM REDUÇÃO

No primeiro mês do ano foram registrados 22 homicídios em toda área de atuação das unidades. Mesmo número de crimes, contabilizados no ano passado. Por isso, não houve aumento e nem redução continuou na mesma.

REFORÇO POLICIAL PARA MELHORAR OS ÍNDICES

Para melhorar o índice negativo, a Operação Patrulha Rural foi deflagrada na região. O 21º Batalhão recebeu um reforço com mais de 20 militares que vão atuar em operação de policia comunitária na zona rural e urbana dos municípios sob sua responsabilidade. Duas viaturas estão sendo lançadas na área objetivando prestar apoio a moradores e produtores rurais.