A virada de junho para julho foi marcada por mortes violentas em Vitória de Santo Antão e Escada, na Zona da Mata. Em dois dias, a área de atuação do 21º Batalhão da Polícia Militar, que tem a responsabilidade de agir preventivamente e ostensivamente, registrou dois homicídios que chocaram a população.
Na noite da última quarta-feira (30), uma assessora de um vereador da Terra das Tabocas, foi assassinada a tiros, quando estava em uma moto na estrada que os bairros de Caiçara e Pirituba. Josineide Victor dos Santos, de 38 anos, ainda chegou a ser socorrida para a emergência do Hospital João Murilo de Oliveira (HJMO), mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.
O crime está sendo investigado pela 17ª Delegacia de Polícia de Homicídios (DPH). Duas versões para elucidar o crime estão sob investigação. Em uma delas, a vítima teria sofrido um latrocínio, após ter desobedecido a ordem de parar dada pelos criminosos em uma suposta tentativa de assalto. Já a segunda versão, é de que o crime foi uma execução, pois de acordo com informações repassadas à imprensa, ela estava recebendo ameaças de morte por meio de ligações telefônicas e mensagens em aplicativo de conversas.
O vereador Novo da Banca (Republicanos) que trabalhou mais de 10 anos com Josineide, disse que ela vinha sendo ameaçada nas últimas semanas, mas dizia que não sabia quem estava a ameaçando. Sob forte comoção e pedidos de justiça, o corpo da servidora da Câmara de Vereadores foi enterrado no cemitério São Sebastião, na área central.
O outro caso que também abalou a população ocorreu em Escada, na Mata Sul, na manhã desta sexta-feira (2). A vítima foi o professor de educação física Rafael David da Silva, de 29 anos, que dava aula de ginástica em uma academia na Rua Américo Carneiro Novais, no bairro Nova Escada, por volta das 5h10, quando foi abordado por dois homens em um carro branco.
O automóvel parou em frente ao estabelecimento e os dois homens desceram. As câmeras do circuito de segurança de uma casa gravaram a chegada dos executores. Depois da investida criminosa, eles fugiram. Até a última atualização desta reportagem, ninguém tinha sido preso. Por meio de nota, a polícia Civil informou que o crime foi registrado pela 63ª Circunscrição de Escada. O sepultamento do professor acontecerá na manhã deste sábado (03).