Chã de Alegria é uma das cidades de PE com a maior taxa de homicídios por 100 mil habitantes

Mesmo o Estado comemorando na última semana a redução dos homicídios ao longo do primeiro trimestre deste ano, alguns municípios pernambucanos – maioria localizada no interior – apontaram alta taxa de média de assassinatos por 100 mil habitantes.

No ranking divulgado pela coluna Ronda JC, assinada por Raphael Guerra, Chã de Alegria, na Zona da Mata Norte, localizada a 56km da capital pernambucana, ocupou a terceira posição. Ficando apenas abaixo de São Vicente Ferrer, no Agreste que assume o primeiro lugar e Itaquitinga, na Mata Norte – que ocupa a segunda colocação.

Com uma população estimada em 13 mil habitantes, Chã de Alegria, passou a vivenciar uma onda de violência nos últimos anos, causada pela guerra entre grupos criminosos.

De acordo com os dados de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIS) divulgado pela Secretaria de Defesa Social (SDS), a cidade registrou em 2015 apenas três mortes violentas e dois anos depois esse número subiu para 11. No ano passado, o órgão contabilizou 12 casos.

Nos três primeiros deste ano, Chã de Alegria já registrou quatro mortes e a taxa de homicídios por 100 mil habitantes chegou a 28,82. Entre os episódios de violência no município uma tentativa de duplo homicídio aconteceu em fevereiro. O suspeito de cometer o ato criminoso foi preso pela Polícia Militar.

Também no mesmo mês uma mulher foi morta pelo marido. A vítima tinha 32 anos e foi atingida a tiros. Em outro caso, ainda em fevereiro, um ex-presidiário foi alvejado a tiros na região da cabeça e morreu. Os crimes estão sendo investigados pela Polícia Civil.