Uma apuração feita pela coluna Diário Policial, do Blog Nossa Vitória e pelo repórter José Sebastian, da Rádio Vitória FM (93,5), identificou os bairros que registraram mortes violentas no mês de janeiro em Vitória de Santo Antão. Município registrou aumento de 28,58%, comparado ao mesmo período do ano passado.
Os crimes violentos letais que ocorreram na Terra do Monte das Tabocas foram registrados nas áreas urbana e rural. O primeiro caso aconteceu no bairro de Água Branca. Vítima foi um homem de 35 anos, morto a tiros na comunidade da Pitada.
A segunda ocorrência foi registrada no bairro Luiz Gonzaga. Um homem de 60 anos foi alvejado a tiros na Rua Baião de Dois. No mesmo dia, o município contabilizou mais outra morte violenta. Pai e filho foram baleados no Alto Nossa Senhora do Amparo. O pai morreu na sala da casa onde morava, situada na Rua Professora Andrade Miranda.
No quarto crime, a vítima foi outro homem de 32 anos. O local da investida criminosa foi o Alto do Cigano, também no perímetro urbano.
Além do Alto do Cigano, a comunidade do Sítio Oca também foi afetada pela violência. Lá um homem foi encontrado morto. No bairro do Cajá, outra morte letal intencional o vitimado foi um rapaz de 19 anos. Entrou para as estatísticas negativas da Secretaria de Defesa Social (SDS) um crime de latrocínio [roubo com resultado morte] na BR-232, bairro Lídia Queiroz.
Bem próximo a área central, a Rua Primitivo de Miranda também foi alvo de dados violentos. Um homem de 42 anos morreu após ser esfaqueado. Fechando as estatísticas criminais um jovem de 21 anos que estava uma festa clandestina foi atingido por disparos e morreu.
Conforme a análise feita pelos repórteres José Sebastian e Nogueira Júnior foi observado que dos nove crimes, apenas um ocorreu na área rural do município. O que é conivente a necessidade do emprego de maior valor operacional na área urbana, não obstante a zona rural que também deve receber um suporte mais incisivo.
Vitória de Santo Antão, sede do 21º Batalhão da Polícia Militar, foi a cidade que mais registrou crimes violentos. Escada, na Mata Sul, ocupou o segundo lugar do ranking dos municípios da área sob responsabilidade da unidade que registraram mortes. Glória do Goitá, Chã de Alegria, Pombos, Amaraji e Primavera ficaram apenas com um registro cada – o que elevou temporariamente a sensação de segurança dos munícipes.