Vitória iniciou 2021 com aumento de crimes violentos letais

Apesar de Pernambuco iniciar o ano com redução nos homicídios, segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), Vitória de Santo Antão não entrou nas estatísticas positivas do órgão.

Mesmo os números do Estado apontando que houve uma redução de 11,6%, a Terra do Monte das Tabocas obteve um aumento de 28,38%, comparado a janeiro do ano passado.

Nove pessoas foram vítimas de mortes violentas no município em janeiro deste ano. Já em 2019, o número de registros foram sete. De acordo com os dados estatísticos, as pessoas assassinadas foram todas do sexo masculino e tinha de 18 a 64 anos de idade.

ROUBOS

Foram contabilizados 68 casos de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP).

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER E ESTUPRO

Em janeiro também foram registradas 45 ocorrências de violência doméstica contra a mulher e dois casos de estupro.

SALVAR VIDAS É O MAIOR DESAFIO

Salvar vidas: esse foi o tema do discurso feito pelo novo comandante do 21º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Vitória de Santo Antão, tenente-coronel Lúcio Flávio, após assumir a função ainda em dezembro do ano passado.

“A minha missão é colocar em prática o que o Pacto Pela Vida, do Governo do Estado de Pernambuco propõe. O nosso pacto é pela vida. Então nós temos a obrigação de salvar vidas – a missão principal minha e dos meus comandados é justamente essa”, disse em entrevista.

O 21º Batalhão sempre foi muito oscilante no cumprimento de metas mensais do programa. Vitória de Santo Antão e Escada são os municípios que “dão mais trabalho” a Área Integrada de Segurança (AIS) número 12, da unidade e da 12ª Delegacia Seccional.

Os números apontam que 21 pessoas não tiveram a vida salva pelo Pacto pela Vida. A falta de estratégia operacional eficaz é um dos fatores que contribuíram para o não cumprimento, ao menos em Vitória. A ausência de policiamento é outro fator que impulsionou esse estouro.  

Veja os dados por município:

21º BPM, sediado em Vitória e responsável por outras cidades.

CHA DE ALEGRIA – 1

ESCADA – 3

GLORIA DO GOITA – 1

POMBOS – 1

VITORIA DE SANTO ANTAO – 9

AMARAJI – 1

PRIMAVERA – 1

5º CIPM, sediada em Gravatá, no Agreste e responsável por Chã Grande.

GRAVATA – 3

CHA GRANDE – 1