O delegado da Polícia Civil em Vitória de Santo Antão, Gilmar Rodrigues, pediu as prisões preventivas dos suspeitos de terem assassinado um jovem de 28 anos no Distrito de Juçaral, Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR) no último sábado (05). A solicitação, que precisa ser avaliada pela Justiça, foi feita após os acusados serem qualificados e interrogados.
Mesmo sendo distrito do Cabo, o policiamento da área é feito pelo 21 BPM, situado em Vitória, distante apenas 13 quilômetros.
Segundo a polícia, pai e filho foram intimados e o advogado apresentou a dupla na sede da 17ª Delegacia de Homicídios, que é responsável pela investigação do crime. Depois de serem ouvidos, a autoridade policial indiciou os dois por homicídio duplamente qualificado. “Encaminhamos os pedidos ao Ministério Público que vai analisar a denúncia para que eles sejam processados nas penas”, disse o delegado em entrevista à coluna Diário Policial na manhã desta quinta-feira (10).
Ainda de acordo com as investigações, o assassinato foi motivado pela dívida de drogas. “Os dois últimos homicídios ocorridos em Jussaral foram relacionados ao tráfico de drogas que é o plano de fundo, tanto o primeiro quando o Edson [primeira vítima] foi assassinado por um rapaz chamado Lucas, participante da facção trem bala, porque queria invadir o território. Ele [Lucas] já estava dominando e vendendo entorpecentes no setor, então houve esse confronto para definir quem iria liderar essa área, sendo o Edson levado a pior. Já o segundo caso tem a mesma linha de investigação. O Thiago [a segunda vítima] era envolvido também no mesmo grupo, pois ele era viciado em drogas e morava junto com o Edson [a primeira vítima]”, explicou Gilmar.
O delegado também destacou a integração com a Polícia Militar, Ministério Público e poder judiciário local. “Com ações integradas, as forças de segurança e o poder judiciário estão nos apoiando diretamente as nossas pretensões que é combater o tráfico de drogas, pois é através dele que os homicídios acontecem. Atacando essa modalidade criminosa, combatemos outros crimes. Para isso iremos invadir essas áreas dominadas para salvar vidas”, frisou o delegado.
O CRIME
A vítima, Thiago Felipe dos Santos, de 28 anos, teria assassinado o irmão do acusado identificado como Edson, para vingar o crime Moisés Freitas Demesio e Paulo Cipriano Miguel Demesio, executaram Thiago a golpes de faca na Rua do Campo. Na investida, Raimundo de Farias, de 26 anos também foi ferido e socorrido até o Hospital João Murilo de Oliveira (HJMO) em Vitória. Segundo o 21º Batalhão da Polícia Militar, que registrou a ocorrência, Raimundo tentou ajudar Thiago Felipe e acabou sendo esfaqueado também. Ele não corre risco de morte. O caso foi notificado por volta das 20h20.