Vitória apresenta redução em homicídios e produtividade do 21º BPM cresce; veja números

O 21º Batalhão da Polícia Militar destaque entre as unidades da Diretoria Integrada do Interior (DINTER I) permanece aumentando os números dos protocolos operacionais. Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira (03) pelo major Kléber Freitas, subcomandante da unidade.

Em agosto mais de 7mil pessoas foram abordadas e seis celulares que apresentaram restrição de roubo ou furto foram recuperados pelos militares em abordagens de rotina. Ainda segundo o oficial, oito armas de fogo industriais e artesanais estão fora de circulação. 53 prisões em flagrante delito ocorreram e oito mandados de prisão em aberto foram cumpridos. A Polícia Militar também contabilizou 45 confecções de Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs) e nove inquéritos por portaria.

ENTORPECENTES
Combatendo o tráfico e consumo de drogas, 33 “bocas de fumo” foram desarticuladas. Nas ações os PMs apreenderam 245g e mais 172 big-bigs, além 3.149 pedras de crack e 62g de cocaína.

HOMICÍDIOS
Vitória de Santo Antão registrou uma redução de 63% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2019 foram registrados 8 crimes e em 2020 apenas dois homicídios aconteceram. “A nossa redução já vinha ocorrendo em junho, porém de forma mais sensível, em agosto tivemos uma diminuição mais expressiva e de quebra a gente conseguiu alcançar a meta estabelecida pelo Pacto Pela Vida. Foi um mês bastante importante para o trabalho, além disso pretendemos e acreditamos que essas ações vão continuar ao longo dos demais meses desse ano”, explicou o tenente-coronel Adriel Serafim, em entrevista ao Blog Nossa Vitória, nesta terça-feira (01).

ROUBOS E FURTOS
“A questão da redução de assaltos tem sido mês a mês ela vem ocorrendo e tem sido forte. Esse mês [agosto] em Vitória foram 56% de queda no números de assaltos, em relação a agosto do ano passado. Então mais da metade dos roubos foram caindo e nesse viés desse crime – tivemos 12 pessoas autuadas em flagrante, especificamente por essa modalidade criminosa”, acrescentou.

MAIS OPERAÇÕES

“Esse trabalho de operações toda semana é de forma integrada. A gente recebeu no último mês 12 operações Impacto Integrado com reforço de várias unidades da Diretoria Integrada do Interior (DINTER I) da Zona da Mata e Agreste. E também as especializadas, a exemplo do Batalhão de Policiamento Especializado no Interior (BEPI), a Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (CIPOMA) que vem atuando em Escada, Amaraji e Primavera. Com essa apoio e suporte foi fundamental para que houvéssemos essa redução e aumento dos nossos protocolos operacionais – a produtividade”, enfatizou.

INTEGRAÇÃO COM A POLÍCIA CIVIL

“Não podemos de registrar a parceria que está sendo realizada com a Polícia Civil, através da 12º Delegacia Seccional, sediada em Vitória e todas as delegacias que fazem parte da área do 21º BPM, onde tem sido feito um esforço concentrado no sentido de investigações e pedidos de mandados de prisão. Com isso, observamos que começa a movimentar as solicitações de mandados de prisão e essas investida está sendo realizada par e passo pelas polícias e operações conjuntas já estão ocorrendo para conseguir reduzir os índices de homicídios na nossa região”, diz.

Adriel também agradeceu a população e os órgãos parceiros pela colaboração e integração com a Polícia Militar. “Não podemos deixar de agradecer a população dos seis municípios de atuação nossa que tem nos repassado muitas informações, tem feito contato sempre através dos nossos canais de atendimento e isso facilita o nosso trabalho na identificação de crimes e elucidação de delitos que acontecem e por isso aumentamos as prisões em flagrante. Agradecer também a Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Guarda Municipal e todas as secretarias envolvidas nos trabalhos de prevenção. E principalmente tecer agradecimentos a todos os policiais militares do nosso Batalhão que todos os dias se empenham para servir e proteger a sociedade”, finalizou.