Para tentar frear os índices de homicídios nos seis municípios que compõem a Área Integrada de Segurança do 21º Batalhão da Polícia Militar, foi deflagrada nesta quarta-feira (27) a operação ‘Fecha Diretoria’.
Os locais de atuação dos militares coordenados pelo tenente-coronel Adriel Serafim, comandante, foram pré-determinados pelo Serviço de Inteligência e apontados pelos dados estatísticos que indicam aumento de homicídios e roubos.
A ação iniciou com a interdição de oito estabelecimentos comerciais não essenciais, situados no município de Primavera, que descumpriam o decreto estadual nº 48.882 do Governo do Estado – o qual apenas permite o funcionamento de serviços essenciais. Os proprietários foram orientados e encerram as atividades.
Em continuidade, policiais militares da Operação Força Ostensiva de Recobrimento Tático Extraordinário (FORTE), detiveram no município de Chã de Alegria, um homem que portava ilegalmente um revólver calibre 38, com seis munições intactas. Ele tentou jogar a arma ao perceber os militares, mas o produto ilícito foi encontrado durante uma varredura no local.
Uma mulher foi conduzida à delegacia de Polícia Civil por resistir a uma abordagem policial e desobedecer uma ordem legal dos PMs. Ela reagiu após ser flagrada com um dólar de maconha no Bairro do Maúes, em Vitória. No Complexo Policial, a mulher assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberada.
Ainda em Vitória, um jovem de 26 anos foi apresentado na delegacia após portar um celular com queixa de roubo. A abordagem aconteceu no Bairro Lídia Queiroz. Ele respondeu a um TCO também e foi liberado.
Em Escada, um integrante da facção criminosa, denominada Comando do Litoral Sul que tem a sigla (CLS), morreu após uma troca de tiros com policiais militares do 21º Batalhão da Polícia Militar, no município de Escada. O confronto que ocorreu na madrugada desta quinta-feira (28) no Alto do Coqueiro.
Com o criminoso identificado como Alexandre Barbosa de Freitas Junior foram apreendidos um revólver calibre 38, cinco munições intactas e duas deflagradas, dois big-bigs de maconha, 28 pedras de crack e R$46 em espécie. Todo material apreendido foi apresentado na delegacia de Polícia Civil em Vitória de Santo Antão.
De acordo com informações veiculadas na TV Nova Nordeste, na tarde desta quinta-feira (28), a vítima, que era ex-militar do Exército Brasileiro, estava há dias dando instruções de tiros a traficantes da facção e na madrugada, em mais uma de suas aulas, foi surpreendido pela PM. O outro suspeito, ainda não identificado, empreendeu fuga e até o fechamento desta matéria não foi localizado.
Ainda segundo informações noticiadas pela emissora de TV, Alexandre tinha pretensão de montar um grupo de extermínio para guerrear com outras organizações criminosas. Em entrevista, o pai da vítima, contou que não descartava essa possibilidade, mas que não conhecia a conduta do filho.