A Polícia Militar deu início na manhã desta sexta-feira (06) à interiorização da Operação Força de Recobrimento Tático Extraordinário (FORTE). A ação policial já mostrou sua eficiência desde o dia 4 de fevereiro, quando foi lançada na Região Metropolitana do Recife (RMR). A investida tem finalidade de fortalecer o combate aos roubos e homicídios na Zona da Mata Norte, Sul e parte significativa do Sertão pernambucano.
A intenção é intensificar o patrulhamento em locais onde são detectados maiores índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) e de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs). A solenidade de lançamento da inciativa no interior aconteceu na sede do 4º Batalhão da Polícia Militar, em Caruaru, no Agreste. Os novos policiais, formados a partir de janeiro, serão a base das equipes, que atuam sem estar atreladas ao Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS) e sem participar de ocorrências envolvendo custódias e escoltas. As equipes estarão sempre 100% à disposição do patrulhamento nos intitulados “pontos quentes”, sufocando os atos criminosos respectivamente.
Os setes municípios sob responsabilidade da Área Integrada de Segurança (AIS-12) do 21º Batalhão Monte das Tabocas receberam reforço de seis viaturas [carros] compostas por quatro militares, cada veículo. Os aspirantes, sargentos e soldados fazem o policiamento ostensivo e preventivo, além de blitz e bloqueio nas zonas urbanas e rurais. “A nossa rotina com as equipes ordinárias não sofreu nenhuma alteração, pois esse reforço é extraordinário. Com esse planejamento estratégico, estamos aumentando o nosso efetivo nas ruas, bem como as nossas ações no combate à criminalidade”, destacou o tenente-coronel Leonardo Cosme, comandante da unidade.