Os rádios comunicadores das viaturas do 21º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco voltaram a funcionar. A informação foi confirmada pelo major Ady, subcomandante da unidade.
Após cinco anos, o diálogo utilizando rádio analógico foi restabelecido nesta segunda-feira (09) na sede da Corporação. A implantação de uma receptora e a instalação de uma antena foram crucias para o retorno do funcionamento.
Conforme Ady, Vitória de Santo Antão, Pombos, Apoti, Chã de Alegria, Glória do Goitá, Escada, Primavera, Amaraji e o Distrito de Flexeiras já estão se comunicando com a Central de Rádios.
Uma equipe de Centro de Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS) realizou a manutenção e instalação dos equipamentos, além de concluir os testes.
“Com a volta dos rádios nós ofertamos uma maior comunicação com a tropa que está no terreno. As informações de ocorrências diversas também garantiram a reposta mais eficiente e com cautela em algumas ocasiões, preservando a segurança do policiamento”, disse Ady.
Como a aparelhagem está fixa nas viaturas, os PMs aguardam a chegada dos HTs [que são dispositivos comunicadores portáteis]. Os HTs serão utilizados quando os militares estiverem por exemplo fazendo incursões ou afastados do veículo.
Vale ressaltar que a falta de comunicação no 21º BPM foi sempre pautada por nossa coluna. Inclusive, antes que alguém se declare o “pai do rádio”, a receptora foi comprada e instalada pelo Governo do Estado. Pois muito irão se aproveitar da situação para utilizar a velha “politicagem”. Inclusive na época que cobramos, foram pouquíssimos os parlamentares que tiveram o interesse de sanar o problema.