Cerca de 15 policiais militares, entre homens e mulheres, receberam, na manhã desta quinta-feira (23), uma capacitação para atuar no patrulhamento escolar na área de responsabilidade do 21º Batalhão da Polícia Militar [Vitória, Pombos, Glória do Goitá, Escada, Primavera, Amaraji e Jussaral].
Os militares foram instruídos com orientações para resolver as instabilidades sociais [atos infracionais] que acontecerem no dia a dia dentro e fora da instituição de ensino estadual. Além disso, os PMs terão facilitação na resoluções de ocorrências, melhoramento do policiamento na ambiência escolar e auxílio aos estudantes no tocante a dúvidas sobre o uso de entorpecentes.
“Nós já tínhamos esse trabalho sendo feito no 21º, mas ele estava um pouco opaco, devido à nossa demanda tão grande no combate à criminalidade, no entanto, estamos implementando esse serviço, capacitando nossos policiais. Nós estamos separando 15 policiais que foram selecionados pelo perfil de poder trabalhar com crianças, adolescentes e alunos. Com essa instrução do programa do Governo do Estado, os PMs vão trabalhar na prevenção dos crimes. O objetivo de tudo isso é propiciar uma Polícia mais próxima da sociedade”, explicou o major Ady, em entrevista ao Diário Policial.
A soldado Érika, que fará parte da equipe, falou sobre a importância de receber a aptidão para auxiliar na filosofia de Polícia Comunitária. “É crucial para que haja um nivelamento na aplicação desse serviço com todo efetivo. Com isso, iremos nos aproximar cada vez da comunidade escolar e instruí-los em assuntos relacionados à vida, violência e outras demandas pertencentes à prevenção”, finalizou.