Nissin Ajinomoto inaugura fábrica em Glória do Goitá

A japonesa Nissin-Ajinomoto inaugurou nesta segunda-feira sua segunda fábrica no Brasil para atender o mercado do Norte/Nordeste


O crescimento do Norte e Nordeste atraiu para fora do eixo Rio-São Paulo, ainda em 2005, as atenções de executivos de olhos puxados, à frente do maior fabricante de macarrão instantâneo do mundo. Sete anos após as primeiras conversas, os principais executivos da Nissin-Ajinomoto Alimentos, uma joint-venture de duas companhias japonesas, inauguraram nesta segunda-feira (12) sua segunda fábrica no Brasil, um investimento de R$ 46 milhões em Glória do Goitá.

A cidade festejou o início das operações como símbolo do futuro industrial que aguarda o pequeno município de economia rural, assim como já ocorre na vizinha Vitória de Santo Antão.

A agenda do dia de inauguração foi marcada pelo protocolo japonês. Entre os executivos estavam filho e neto do criador do macarrão instantâneo, Momofuku Ando, que inventou o produto em 1948. “Brasil e Japão estão em lados opostos do planeta e é gratificante saber que a invenção do meu avô é apreciada por aqui”, comentou Noritaka Ando, diretor de estratégia (CSO, em inglês) da Nissin Foods.

O Miojo começou a ser produzido no Brasil em 1965 no bairro de Água Rasa, em São Paulo. Nos anos seguintes, após a Miojo adquirir 55% da Nissin e a Ajinomoto 45%, veio a criação em 1972 da Nissin-Ajinomoto, que só existe no Brasil. A Nissin é especializada nas massas e a Ajinomoto em sabores.


A primeira fábrica da dobradinha, aberta em 1981, alcançou o teto de sua capacidade de produção, com as seguidas altas no consumo brasileiro de macarrão instantâneo entre 10% e 20% ao ano. “Essa fábrica no Nordeste era um desejo da nossa companhia desde 2005, quando começaram as conversas para a sua construção”, afirmou o diretor-presidente da Nissin-Ajinomoto, Mitsuaki Morihiro.

A unidade em Glória do Goitá vai atender Norte e Nordeste com as linhas Nosso Sabor e Turma da Mônica e sabores como carne de sol e queijo coalho. Os japoneses permitiram à imprensa uma visita restrita, com proibição de filmagens e fotos. A fábrica, nas duas linhas de produção ativas, possui capacidade para 600 pacotinhos de macarrão por minuto. A unidade pode chegar a seis linhas, dependendo da demanda.


Essa margem para crescimento é motivo de expectativa em Glória do Goitá, porque traria uma alta nos empregos. Hoje são 202 funcionários da Nissin no município.

Com informações do JC Online