Com baixo estoque, Hospital das Clínicas da UFPE apela para doação de leite humano

A quantidade disponível só é suficiente para a alimentação dos bebês internados por mais duas semanas

O estoque de leite humano do Hospital das Clínicas da UFPE está baixo e necessita de doações. O leite é usado para alimentar os bebês prematuros internados na UTI Neonatal do hospital. Para a criança, o ideal é ingerir o leite de quem a concebeu, porém, quando isso não é possível, os recém-nascidos devem receber o alimento doado.

“O leite vai ajudar na proteção, nutrição e evitar complicações durante a internação, favorecendo a recuperação e alta mais rápida do bebê”, explica a enfermeira Natália Coutinho, responsável técnica pelo Banco de Leite Humano (BLH) do hospital. A quantidade disponível no estoque só é suficiente para a alimentação dos bebês internados por mais duas semanas. No HC, uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), cerca de 40 prematuros são beneficiados pelas doações mensalmente.

Para saber se está apto a doar, é preciso estar em fase de amamentação, ser saudável e apresentar os exames de pré-natal atualizados. As pessoas aprovadas receberão em sua casa o material necessário e todas as instruções para realizar coleta e armazenamento até que o leite seja recolhido pela equipe do HC.

Segundo a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBBLH), qualquer pessoa que amamenta e que seja saudável é uma possível doadora. Para cada doação de um litro de leite, até 10 recém-nascidos podem ser beneficiados. Em algumas situações, um mililitro já é o suficiente para alimentar um bebê.

COMO FAZER A DOAÇÃO

1 – Fale com o BLH do HC

Telefone: (81) 2126.3831

Local: 9º andar, ala norte do hospital

2 – Faça o cadastro de doadora

É preciso estar saudável e apresentar exames do pré-natal atualizados.

3 – Receba vidros e orientações

Serão entregues no domicílio materiais para início da coleta de leite.

4 – Entregue a coleta para o HC

Semanalmente, o leite doado é recolhido no domicílio, devidamente conservado, congelado e identificado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *