Como medida de enfrentamento à Covid-19, a Prefeitura de Vitória de Santo Antão decidiu decretar dois feriados nesta semana: o de Corpus Christi, na quinta-feira (11), e a antecipação do feriado de São João para a sexta-feira (12). No entanto, a medida não surtiu efeito e refletiu em queda no índice de isolamento social.
Enquanto no dia de Corpus Christi o índice de adesão ao isolamento foi de 40,8%, na sexta-feira a taxa foi de 35,5%, o pior número desde o início da pandemia do novo coronavírus. Os dados são do painel do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em parceria com a In Loco. As informações foram extraídas a partir da geolocalização dos celulares da população.
O dia de São João é anualmente celebrado em 24 de junho. Com a antecipação, em Vitória, para o dia 12, que coincidiu com o dia dos namorados, – data considerada forte para o comércio – o isolamento despencou.
O que já estava ocorrendo na área central, como o funcionamento de serviços não essenciais, se fortaleceu na sexta-feira, ignorando o decreto municipal. Lojas estiveram atendendo com porta entreaberta. Com autorização da gestão, bancos e lotéricas funcionaram. A movimentação foi de dia normal no Centro de Vitória, sem fiscalizações.