Em uma noite marcada por homenagem, o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão promoveu, neste sábado (7), no Silogeu Professor José Aragão, mais uma ação em comemoração aos 70 de fundação. Desta vez, a programação foi voltada ao Dia Internacional da Mulher, com a entrega da Medalha Eunice Xavier.
Eunice de Vasconcelos Xavier (in memoriam) foi professora, presidiu o Clube de Fados Taboquinhas e durante vinte anos comandou o Instituto Histórico da Vitória. Familiares da homenageada acompanharam o evento. Aloísio José Xavier agradeceu em nome dos filhos. “A comenda honra todos nós que compõem a família”, disse.
A escolha das cinco vitorienses agraciadas com a medalha foi decidida em assembleia pelos sócios do instituto. “Adotamos essa filosofia de homenagear em vida e não depois que morre”, frisou Pedro Ferrer, presidente do IHGVSA.
Receberam a medalha a médica Ana Regina Ferrer; a professora Jarba Alves Albuquerque; a escritora Luciene Freitas; a médica Marilda Prohaska; e a empresária e carnavalesca Severina Álvares (Dona Birina). Além da entrega das medalhas, o evento contou com a palestra da professora e psicóloga Ivana Andrade, que abordou “O Protagonismo da Mulher no Cotidiano”.
Confira fotos: