Chegou a 27 o número de notificações de infecção pelo vírus Sars-Cov-2, o novo coronavírus, em Pernambuco. Neste domingo (8), de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), houve quatro novas notificações, sendo que nove casos seguem como suspeitos e 18 já foram descartados. No balanço divulgado no sábado (7), havia 23 notificações para a Covid-19, doença causada pelo novo vírus.
Pernambuco, até este domingo, não registrou nenhuma confirmação para a Covid-19. No Brasil, no entanto, houve seis novas confirmações e o país tem, agora, 25 casos confirmados. Do total, 21 casos são importados e quatro são de transmissão local. Há, ainda, 663 casos suspeitos e 632 descartes, segundo o Ministério da Saúde.
De acordo com o boletim divulgado pela SES neste domingo (8), os pacientes com casos suspeitos em Pernambuco têm histórico de passagem pela França, Inglaterra, Itália, Espanha, Holanda, Alemanha, Suíça e Estados Unidos, países que têm transmissão local do vírus.
No estado, três pacientes estão hospitalizados em unidades privadas de saúde. Os outros seis casos investigados estão em isolamento domiciliar, sendo quatro no Recife e dois em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana.
Os casos notificados foram atendidos em hospitais privados do Recife e de Olinda e no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no Centro da capital pernambucana. Em um dos casos, não houve atendimento hospitalar e a coleta do material laboratorial para o exame foi feita na casa do paciente, por uma equipe de saúde municipal.
Confira o local de residência dos pacientes
- Recife: 17, sendo 7 em investigação e 10 descartados
- Olinda: 2 descartados
- Jaboatão dos Guararapes: 4, sendo 2 descartados e 2 em investigação
- Caruaru: 1 descartado
- Vitória de Santo Antão: 1 descartado
- Itália, mas que estão em Pernambuco: 2 descartados
Dos 18 casos descartados em Pernambuco, quatro não tiveram resultado laboratorial positivo para nenhum vírus respiratório. Cinco foram positivos para Influenza-B e outros cinco, para Influenza-A (H1N1) e dois para rinovírus.
Um caso foi positivo para beta coronavírus OC43 (resultado do Instituto Evandro Chagas, do Pará) e outro para o alpha coronavírus 229E. Esses são dois tipos de coronavírus antigos, mais comuns, em circulação desde antes do surgimento do novo coronavírus.
Informações do G1 PE
Foto: Reprodução/TV Globo