O Ministério da Educação (MEC), responsável pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), promete regularizar o acesso à página até o final desta terça-feira (22), primeiro dia de inscrições. Desde cedo, centenas de feras reclamam que não estão conseguindo efetuar a inscrição.
Diz o MEC, em nota: “O Sisu registrou uma lentidão na manhã desse primeiro dia de inscrições devido ao grande número de acessos. O sistema está em processo de normalização até o final do dia”.
Ainda conforme o ministério, até o meio-dia, no horário de Brasília (11h em Pernambuco, que não adota horário de verão), haviam sido realizadas 441.157 inscrições. O prazo final para se inscrever é 22h59 de sexta-feira, 25, (na hora de Pernambuco).
São 235.476 vagas em graduações de 129 instituições públicas do Brasil. Qualquer pessoa que fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ano passado e não zerou a redação pode se inscrever no Sisu.
Em Pernambuco há 14.284 vagas em quatro universidades (UFPE, UFRPE, UPE e Univasf) e dois institutos (IFPE e IF do Sertão). Ao se inscrever, o candidato deve indicar até duas opções de curso. É permitido alterar a escolha quantas vezes quiser durante as inscrições.
Até o ano passado, quem fosse aprovado na segunda opção poderia se matricular e aguardar os remanejamentos. Caso conseguisse classificação para a primeira opção ele trocaria de graduação. A partir de agora isso não será mais permitido. Por isso o fera deve selecionar os cursos que realmente deseja e não o que a nota dá pra passar.
Blog do Fera