O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito de Vitória de Santo Antão, José Aglailson Queralvares Júnior, que reduza em pelo menos 20% as despesas municipais com cargos em comissão, contratos temporários e funções de confiança, eliminando os gastos com pessoal que ultrapasse os limites definidos pela legislação, neste quadrimestre e no seguinte, sendo pelo menos um terço no corrente.
O prefeito também deve fornecer ao MPPE uma resposta escrita sobre as providências adotadas, em 20 dias, apontando se existem outras medidas estratégicas para adequar a despesa de pessoal do poder executivo municipal ao limite imposto pela lei de responsabilidade fiscal.
As promotoras de Justiça Tathiana Barros Gomes e Lucile Girão Alcântara advertiram o prefeito que não acatamento da recomendação acarretará a adoção das medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis.
A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) determina que o ente público não pode ultrapassar com a despesa de pessoal, no âmbito da esfera municipal, o limite de 54% para o Poder Executivo na repartição global de despesas. Segundo a apuração do MPPE, atualmente, a Prefeitura de Vitória de Santo Antão extrapolou o limite legal, pois o gasto com o pessoal está em torno de 57,28% da repartição das despesas, havendo, ainda, uma previsão de gasto superior a 60% para o próximo ano.
“O art. 23 da LRF, estabelece que, caso a despesa total com pessoal ultrapasse os limites definidos pela legislação, terá o ente federativo que eliminar nos dois quadrimestres seguintes, sendo pelo menos um terço no primeiro, adotando-se, entre outras, as providências previstas nos §§ 3º e 4º do art. 169 da Constituição, em especial: reduzir em pelo menos 20% das despesas com cargos em comissão e funções de confiança (inclusive pela extinção de cargos e funções a eles atribuídos)”, pontuaram as promotoras na recomendação.
O MPPE, no entanto, lembra que o gestor deve adotar todas as medidas legais visando ao equilíbrio das contas públicas, todavia sem prejudicar direitos adquiridos dos servidores.
Que corte os gastos desnecessários dentro da Prefeitura.. e que dê o aumento que tantos os Professores estão lutando desde o começo do ano Letivo!
Lembre se Sr Prefeito AGLAILSON JR. ..que o Sr está aí nesta posição e neste cargo ..porque foram eles os PROFESSORES que te colocaram aí…Foram ELES que te Educaram e te deram conhecimentos…PORÉM o SR hoje não os respeitam…nao respeitam milhares de CRIANÇAS que estão sendo prejudicadas, com esta greve …ME RESPONDA UMA COISA Sr AGLAILSON JR…Estas Crianças sem aulas, será que elas têm Capacidades de passarem ao próximo ano SABENDO ALGUMA COISA?
RESPEITE OS PROFESSORES…RESPEITE OS ALUNOS…SE RESPEITE!