Em Vitória de Santo Antão, teve início na note deste domingo (08) as comemorações em homenagem ao padroeiro. A festa do glorioso Santo Antão chega aos 392 anos, mantendo viva a tradição Católica. A programação foi iniciada com a procissão da bandeira.
Carregada pelos juízes da festa, a procissão com as bandeiras de Santo Antão e São Sebastião saiu da Igreja de Nossa Senhora dos Rosários até a Igreja da Matriz. Após o cortejo, foi celebrada a missa de abertura, presidida pelo vigário paroquial, padre Hector Ruiz.
As festividades, que este ano terão como tema ‘Com Santo Antão, preparemos os 300 anos de Aparecida’, se estendem até o dia 17 de janeiro, feriado municipal. A programação litúrgica conta com recitação do terço, às 18h, novena, às 18h30 e missa, às 19h.
Na terça-feira (10), a missa será presidida por Dom Fernando Saburido, Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife. O padre Rubens Soares, da Paróquia de Nossa Senhora do Impossíveis, em Pombos, preside a Santa Missa na quinta-feira (12). Na sexta-feira (13), Frei Damião Silva, da paróquia de Santo Amaro, em Jaboatão, será o celebrante.
O dia do santo, 17 de janeiro, contará com programação especial. Às 10h, acontece a solene celebração eucarística, presidida por Dom Antonio Tourinho Neto, bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, que celebrará também seu segundo ano de Ordenação Episcopal.
Às 16h, as principais ruas da cidade receberão o cortejo com a imagem de Santo Antão e São Sebastião. Encerrando as festividades, o Monsenhor Maurício Diniz preside, às 18h, missa solene.