O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), participou da abertura do 3º Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Na ocasião, anunciou a liberação de R$ 30 milhões para projetos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (FEM) para o ano de 2016. O projeto de autorização foi assinado pelo gestor e pelo presidente da Associação, José Patriota (PSB), prefeito de Afogados da Ingazeira, no Sertão. Este ano o programa vem com uma novidade: o FEM-Mulher, que irá destinar 5% dos recursos do fundo para ações direcionadas às mulheres pernambucanas.
Além disso, o governador assinou a liberação de 12 ambulâncias e 12 máquinas-perfuratrizes para os consórcios municipais existentes nas 12 regiões de desenvolvimento de Pernambuco. Um dos consórcios contemplados com as novas aquisições será o Cimpajeú. Antes da solenidade, Paulo Câmara conversou com prefeitos, vereadores e visitou, ao lado de Patriota, os estandes dos municípios montados no Centro de Convenções, em Olinda, onde ocorre o evento.
A saudação de abertura foi feita pelo prefeito anfitrião, Renildo Calheiros (PCdoB). Em seguida, José Patriota destacou em sua fala a importância da busca de soluções inovadoras, sobretudo, em tempos de crise. “Aqui em nosso congresso, estaremos discutindo, principalmente, saídas para a crise, alternativas para enfrentarmos as dificuldades com sabedoria, criatividade e compromisso público,” destacou. Ainda participaram os senadores Humberto Costa, líder do Governo na Casa, e Ana Amélia (RS). Estiveram presentes à mesa de abertura, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Carlos Porto; Bartolomeu Bueno, presidente da Associação Nacional de desembargadores; e o Diretor-Presidente da Celpe, José Carlos Sanchez.
Blog da Folha.