O vaqueiro é uma das figuras caraterísticas do Nordeste brasileiro e a sua fé, junto com sua vestimenta de couro, é um dos elementos marcantes dessa categoria. Para fazer preces e agradecer as graças alcançadas, vaqueiros e demais fiéis católicos se reuniram neste domingo (25), na primeira edição da Missa do Vaqueiro em Vitória de Santo Antão, realizada no Engenho Bento Velho, às margens da BR-232.
A cerimônia foi idealizada para homenagear três vaqueiros mortos na luta com o touro no mesmo em setembro de 2003. Para o monsenhor Maurício Diniz, pároco da Matriz de Santo Antão, o evento fortalece a tradição do município. “Vitória de Santo Antão, entre as diversas atribuições culturais, também é conhecida como a cidade do cavalo de cela, de grandes vaquejadas, cavalgadas e pegas de bois, sem falar nas tradicionais feiras de animais de agosto e setembro”, destacou.
A missa foi celebrada no calçadão da capela Santa Cristina. Durante a cerimônia, pessoas de idades diversas, de crianças a idosos, acompanhavam atentos aos cânticos católicos. Marcaram presença também os tradicionais aboios, canções sobre o trabalho no campo, a fé e o cotidiano do vaqueiro.
A programação teve início pela manhã, no Parque de Exposições de Animais, no bairro Conceição II. Até a tarde, aconteceram shows, feijoada e leilão. Por volta das 15h, teve início a cavalgada religiosa, que seguiu até o Bento Velho.
Por Danilo Coelho, do Blog Nossa Vitória
4 / 53
Compartilhe:
One Reply to “Homenagens e orações marcam Missa do Vaqueiro em Vitória de Santo Antão”
Missa linda!!! Muita saudades de meu querida amado sobrinho Junior Cesar. Obrigada Sr. Bosco.
Missa linda!!! Muita saudades de meu querida amado sobrinho Junior Cesar. Obrigada Sr. Bosco.