Consumidor terá que pagar por água de poço

MPPE recomendou ao Governo que a cobrança pelo uso do reservatório abastecido pelo lençol freático seja iniciada de imediato. Também quer mais rigor na fiscalização

poçoO Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao Estado que cobre pelo uso das águas subterrâneas e que fiscalize a perfuração dos poços artesianos. Em Pernambuco, apenas cerca de seis mil possuem a outorga da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). De acordo com a medida, caso haja insistência, o usuário e a empresa que realizou a obra poderão ser multados em até R$ 50 milhões, além de responderem a inquérito policial. Hoje, o consumidor que tem o reservatório em casa já paga a taxa de esgoto à Compesa, com o valor variando conforme o volume de água utilizado. Segundo o MPPE, a cobrança pelo uso das reservas do subsolo deveria estar sendo feita desde 1997. A nova tarifa deve entrar em vigor até o fim deste ano.

“A cobrança pelo uso da água está na lei. É obrigatória. Alguns estados, como Pernambuco, por razões políticas, não faz essa cobrança. Isso está errado. É renúncia de receita. E o governo não temesse direito de abdicar a exigência do tributo. A água é um bem público e a sua venda é obrigatória”, afirmou o promotor do MPPE, Ricardo Coelho. De acordo com ele, há a necessidade de preservar os aquíferos do Estado (formações geológicas que armazenam água subterrânea) que estão em situação precária. Para Coelho, o lençol freático além de poluídos estão se esgotando. “A cobrança vai levar a população a pensar duas vezes antes de gastar”, acredita.

Procurada pela Folha, a Apac informou, por meio da assessoria de imprensa, que só vai se pronunciar em relação à exigência do MPPE quando for notificada. E que ainda não há um valor definido para a cobrança pelo uso da água subterrânea. O diretor de Regulação e Monitoramento da Apac, Marconi Soares, destacou que a outorga para a perfuração do poço artesiano é concedida pela agência. “Nós recebemos essa solicitação da CPRH, que é onde o cidadão ingressa com o pedido de licença para perfuração. A CPRH avalia o impacto ambiental e a Apac se é possível perfurar o poço na localidade desejada”, informou. Especialista em hidrogeologia pela UFPE, Almany Costa Santos destaca que a maior preocupação deve ser com os poços clandestinos, irregulares ou antigos. “Foi exatamente isso que aconteceu na RMR nos anos 90, quando a perfuração indiscriminada reduziu o volume do lençol freático”, ressaltou, lembrando que há estudos que comprovam que ocorreu contaminação da água. Análise feita no laboratório de Engenharia Química da UFPE constatou a contaminação da água por manganês e ferro em oito de 11 condomínios pesquisados na RMR.

Questionada sobre a taxa de esgoto, que é cobrada mensalmente, a Compesa explicou, por meio da assessoria de imprensa, que a tarifa é aplicada em regiões onde há rede coletora de esgoto. Segundo a empresa, há três formas de cobrança. Se for um cliente antigo, é realizado um histórico do consumo de água e, a partir daí, é sobreposto o valor. Já para clientes novos, é instalado um hidrômetro no poço para medir o consumo de água. Por fim, o consumo mínimo previsível, que é uma forma de contrato negociada diretamente com a Compesa mediante análise no local. A justificativa da companhia é que a cobrança é relacionada ao uso do esgoto.

CUSTO

A perfuração de um poço artesiano custa até R$ 600mil (valor leva em conta o tipo de solo do local, a profundidade e o maquinário usado). Fabrício Oliveira, da Hidrodex, empresa no mercado há 30 anos, afirmou que, antes de realizar o serviço, é necessária autorização. “Não começamos os trabalhos antes de termos essa licença, que tem que ser solicitada pelo síndico do prédio. Depois de perfurado o poço, é solicitada a outorga de uso”, explicou.

Folha de Pernambuco

2 Replies to “Consumidor terá que pagar por água de poço

  1. O NOME DISSO É #ROUBO COBRAR POR UM SERVIÇO QUE VC NÃO PRESTA.

    ELES ENCHEM O LENÇOL FREÁTICO ?
    FAZEM MANUTENÇÃO NO SUBSOLO ???
    POR QUE DIABOS VÃO COBRAR ???

  2. Exatamente somos saqueados descaradamente no fornecimento de água faz 6 mês que não pinga água na minha casa mas a conta chega todo mês,mas não é só água , é saúde , educação , segurança, e muitas outras que pagamos mas não temos. governo corrupto criminoso dissimulado é oque temo,o povo é o saco de pancadas. Adoro meu país,tenho nojo do governo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *