Número oficial de policiais, que era de 6.421, passou para 2.179
Depois de divulgar em entrevista coletiva que iria utilizar um efetivo de 6.421 policiais a mais durante o período da Copa do Mundo, entre junho e julho deste ano, a Secretaria de Defesa Social voltou atrás e enviou nota contando um número com 4 mil profissionais a menos. Agora serão 2.179, sendo 1.757 policiais militares, 111 civis, 250 bombeiros militares e 61 funcionários da Polícia Científica.
Nos dias de maior esforço operacional, 1.330 policiais militares, 79 policiais civis, 188 bombeiros militares e 45 policiais científicos atuarão na segurança do Estado. O confuso esquema da segurança pública em Pernambuco foi elaborado em parceria com a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), órgão do Ministério da Justiça, em parceria com a SDS.
Estão previstos esquemas especiais para escolta de autoridades, delegações e árbitros, como também o monitoramento das principais rotas e dos campos oficiais, dentre outras atividades. Os policiais militares deverão ser empregados na área interna e externa da Arena Pernambuco, nas estações do metrô e BRT, nos estacionamentos do Shopping RioMar, do Terminal Integrado de Passageiros (TIP), do Parqtel e do Parque de Exposições do Cordeiro. Além disso, também será função dos PMs promover a segurança no aeroporto, na Fifa Fan Fest, nas rotas protocolares e nos locais de treinamento das seleções.
Outros pontos citados no esquema de segurança são a Casa da Cultura, o Recife Antigo, o Mercado de São José, a praça da República, o terminal marítimo e as praias de Boa Viagem e Porto de Galinhas. As rodovias estaduais PE-60, PE-15 e PE-22 também deverão ser monitoradas diariamente.
A Polícia Militar também deverá estar presente nos principais locais de exibição de jogos na capital pernambucana, como o Sítio da Trindade, a praça do Arsenal, a Rua da Moeda, o Pátio de São Pedro e o Parque Dona Lindu. Já a Polícia Civil deverá atuar na Arena Pernambuco, na Fifa Fan Fest, em pontos turísticos e nos hotéis. Durante o período da Copa, dez delegacias seccionais e 41 delegacias distritais vão funcionar, além da Central de Plantões da Capital.