A partir do dia 1º de agosto, dados sobre trechos, horários e passageiros estarão no Portal da Transparência do Estado
A partir do próximo dia 1º de agosto, os voos fretados pelo governo de Pernambuco terão os trechos, horários e passageiros detalhados no Portal da Transparência, assim como já estão disponíveis os custos. O decreto foi assinado pelo governador Eduardo Campos (PSB) nesta terça-feira (16), dois dias após o jornalista Fernando Castilho, titular da coluna JC Negócios, ter divulgado a informação de que o governo gastou, nos últimos 18 meses, R$ 5,173 milhões com deslocamento em helicópteros e aviões fretados.
Em entrevista à imprensa após o anúncio do Bônus de Desempenho Educacional (BDE) para os professores da rede estadual, o socialista disse que todas as viagens pagas pelo governo são para trabalho e que, quando ele viaja para compromissos políticos, todos os custos são pagos pelo PSB.
“A prática de aluguel de aeronave tem 20 anos no Estado de Pernambuco, desde que os aviões do governo foram vendidos. Todos os Estados fazem isso”, argumentou, também observando que a escolha das empresas que prestam o serviço é feita por meio de licitação.
O governador ainda disse, por meio de um levantamento, constatou que Pernambuco gasta menos do que alguns Estados que possuem menor extensão territorial, embora não tenha citado nomes. Ao mesmo tempo, questionado se seu governo está economizando com os fretes aéreos, ele afirmou que não quer “fazer este tipo de julgamento”.
A bancada da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco anunciou na segunda-feira (15) que fará um pedido de informação solicitando detalhes dos gastos do governador com deslocamentos aéreos, já que, no Portal da Transparência, não constam dados como os trechos.
Do Blog de Jamildo