Secretaria de Educação da Vitória lança oficialmente o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa

 Duzentos e cinquenta professores serão treinados no programa. 

Foto: Luciano Abreu/PMV
A Prefeitura da Vitória através da Secretaria de Educação realizou na manhã desta sexta-feira (15) no auditório da FAINTIVISA o lançamento oficial do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).
Anunciado em novembro do ano passado pelo Ministério da Educação (MEC) o Pnaic trabalha na formação de uma rede que envolve estados, municípios, universidades e escolas na capacitação, ensino e avaliação do ciclo de alfabetização, que compreende o 1º, 2º e 3º anos da educação básica.
O primeiro encontro municipal reuniu 250 professores que passarão por treinamento durante dois anos para atuarem pelo programa. Também estiveram presentes a secretaria de Educação, Maria José de Lira; a coordenadora estadual do Pnaic, Maria da Conceição Ferreira e coordenadora municipal do programa, Maria Valdelúcia Tavares.
Segundo a secretaria de Educação o plano permite um diálogo para resolver esse déficit na educação. “Ainda existem crianças que passam pela escola e não aprendem a ler e a escrever até os oito anos; saem sem estarem plenamente alfabetizada. O programa é uma medida para mudar definitivamente isso. Cada um tem uma responsabilidade grande para que o processo de alfabetização seja completo e bem sucedido. Em Vitória de Santo Antão vamos utilizar o potencial e o empenho dos nossos professores.”, afirma Maria José de Lira.
O esforço coletivo vai reunir 37 universidades públicas que serão responsáveis pela formação dos professores orientadores de estudo que por sua vez serão responsáveis pela capacitação dos professores alfabetizadores. Em Pernambuco o material para a capacitação foi desenvolvido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). De acordo com o calendário proposto pelo MEC, em março a primeira etapa da formação será concluída.
“Esperamos ter uma grande mudança. o Pacto não é só responsabilidade da Secretaria de Educação, mas da escola, dos pais, da sociedade; todos juntos para mudar.”, destaca a coordenadora municipal do Pnaic, Maria Valdelúcia Tavares.
Dados do IBGE coletados em 2010 apontam que no Brasil cerca de 15% das crianças não são alfabetizadas até os oito anos. No Nordeste são 25%.
“Para mudar esta realidade e preciso empenho de todos. As crianças saem da escola sem saber ler e escrever. Isto é um atropelo para o resto da vida. Somos todos corresponsáveis.”, aponta Maria da Conceição Ferreira, coordenadora do Pnaic da Secretaria Estadual de Educação.

Com informações do Portal da Prefeitura da Vitória