Frei Damião nasceu em Bozzano, município de Massarosa, Província de Lucca, na Itália, aos 05 de novembro de 1898.
O frade capuchinho, ordenado sacerdote em 25 de agosto de 1923, veio do norte da Itália para o Brasil no início da década de 1930, estabelecendo-se no Convento de São Felix da Ordem dos Capuchinhos, sendo venerado por fiéis, principalmente nordestinos, pois foi nessa região que ele viveu a maior parte de sua vida, fazendo peregrinações pelas cidades, dando comunhão, confessando, realizando casamentos e batismos.
No início dos anos 50, o ilustre Frei Damião fez sua primeira visita na Terra de Mariana Amália, com o dever de cumprir suas Santas Missões, na Igreja do Livramento, na época, o Padre João Eduardo Tavares, era o responsável por dirigir a Igreja. A sua visita durou cerca de 15 dias.
Em 1965, o Santo Frei visitou pela segunda vez a cidade, nesta ocasião, ficou na Igreja São Vicente de Paulo no bairro do Maués. O Santo Frei chegou na semana pré-carnavalesca e ficou hospedado em uma casa qual dono era o Sr° José E. dos Santos, passando 6 dias na comunidade do Maués pregando suas Santas palavras. No sábado de ”Zé Pereira”, o Frei Damião deixava a Cidade e se encaminhava para o distrito de Pirituba, onde passou os três dias de carnaval. No último dia do carnaval, o Frei deixou a cidade e seguiu para a Capital pernambucana.
Em uma das passagens por Vitória, uma lenda ficou na memória do povo da Terra das Tabocas. Segundo a lenda, na missa da Igreja do Livramento o Frei tinha dito: ”De hoje em diante, esta Terra nunca mais irá prosperar”; mas isso não passa de uma mentira. Pelo ao contrário, o Frei abençoou Vitória por várias vezes.