“RONDAC está suspensa para mais qualificação”, afirma secretário de Defesa Social de Vitória

Noticiamos nos últimos dias a suspensão da Rondas de Apoio ao Cidadão (RONDAC), haja vista, que os agentes estavam em processo qualificatório no período de duas semanas, na capital pernambucana. O Curso de Agente de Autoridade de Trânsito foi finalizado no último sábado (22) em Vitória – com abordagens a veículos e orientações de trânsito para os munícipes. Apesar da qualificação ofertada para os agentes da Agência Municipal de Trânsito da Vitória de Santo Antão (AGTRAN), guardas civis também participaram, tendo em vista a necessidade.

Nesta quarta-feira (26) em entrevista concedida à coluna Diário Policial, o coronel Targino, secretário de Defesa Social de Vitória de Santo Antão, afirmou que o grupamento passará por mais qualificação antes de efetuar as atividades operacionais. “Eles agora irão participar do Curso de Formação de Guardas, exigido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que dos 44 guardas que temos no nosso quadro, apenas 8 fizeram”, explicou.

Conforme contou Targino, “a segunda graduação visa proporcionar a todos instrumentos através dos quais consigam empreender ações que colaborem com eficácia no Plano de Segurança do município”.

A previsão é de que ainda neste ano o grupamento volte a atuar nas ruas do município. “Estou fazendo de tudo para colocar a RONDAC nas ruas ainda esse ano, mas é preciso que os agentes fiquem preparados. Serão dos meses de treinamento para o grupamento”, contou.

COLETES À PROVA DE BALA, PATRULHA ESCOLAR MUNICIPAL, MANUNTEÇÃO DAS VIATURAS E CRIAÇÃO DE UM SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA
A Guarda Municipal de Vitória nos próximos dias receberá coletes à prova de balas. Aquisição dos coletes já passam pelo processo de aprovação estabelecido pelo Exército Brasileiro. Medida visa mais segurança aos GMs.
Outra novidade, é a criação do programa ‘Patrulha Escolar Municipal’, visando a aproximação dos agentes na comunidade escolar com aulas, palestras e ações de cidadania.

Em visita a sede do órgão de segurança do município, a nossa equipe de reportagem acompanhou a manutenção das motocicletas utilizadas no patrulhamento ostensivo. A criação do Serviço de Inteligência é um projeto futuro. “No decorrer, iremos criar um serviço de inteligência para que nossas ações sejam mais estratégicas e pontuais”, disse o secretário.

PARCERIA COM A POLÍCIA MILITAR
“A parceria com a Polícia Militar continua nosso objetivo é um só: garantir a segurança dos vitorienses. Iremos atuar em ações no combate à violência na nossa cidade junto com a PM”, finalizou.