De janeiro a maio, 62 pessoas foram assassinadas em Vitória

A média de 17,1 mortes violentas por dia em Pernambuco caiu para 14,7. Um balanço apresentado ontem (14), pela Secretaria de Defesa Social (SDS), aponta que no mês de maio foram registrados 457 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no Estado.

Em Vitória, apenas um crime a menos foi registrado em maio, comparado a abril que notificou 12 casos. Apesar de apenas um registro a menos no número de mortes, a quantidade de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) apresentou crescimento.

Os dados da SDS revelam que no mês de maio ocorreram 183 crimes de roubos e furtos contra o patrimônio, entre roubo de veículos e transeuntes. Já em abril, o total foi de 162 crimes. As mortes de janeiro a maio deste ano no município chegam a 62. No ano passado, 86 crimes de mortes violentas somaram nas estatísticas da SDS.

MOTIVAÇÕES
Os números da SDS indicam que das 457 mortes ocorridas no mês passado em Pernambuco: 135 foram motivadas pelo tráfico de drogas, 97 por acerto de contas, 22 aconteceram em decorrência de outras atividades criminais, 67 por conflitos nas comunidades e 47 não tiveram as motivações ainda definidas. Fazem parte da lista ainda mortes decorrentes de latrocínios, conflitos afetivos ou familiares e feminicídio.

MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR
Comparado aos dois meses anteriores, os casos de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar mostraram redução de 50%. No total, 167 casos foram registrados de janeiro a maio.

ESTUPRO

Apenas um caso foi registrado pela SDS no mês de maio. Ao todo, 9 casos ocorreram nos cinco primeiros meses do ano.

SECRETÁRIO DIZ QUE ESTÁ NO “CAMINHO CERTO”
“Apesar de não ter havido nenhum aumento no número de policiais militares neste ano, estamos conseguindo reduzir a criminalidade. Isso se deve ao trabalho ostensivo da Polícia Militar e às investigações feitas pela Polícia Civil. Estamos no caminho certo. Há três meses os números de homicídios apresentam redução, mas não estamos comemorando. Muito ainda precisa ser feito. Nossa grande meta é reduzir sempre a criminalidade e oferecer segurança para a população”, declarou o secretário de Defesa Social, Angelo Gioia em entrevista coletiva.